logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ruy Pinheiro vê avanço na legislação sobre Assistência Judiciária gratuita

Convidado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Capitão Samuel (PSL), o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Ruy Pinheiro, destacou os avanços com a mudança na legislação que versa sobre a Assistência Judiciária gratuita, durante uma audiência pública realizada no plenário da AL, nessa sexta-feira (7).

O magistrado citou o artigo 99 do Código de Processo Civil, em parágrafo segundo, onde o “juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos”.

Ao fazer uso da palavra, o desembargador disse que o tema “justiça gratuita” é muito importante porque ele atende as necessidades do ser hipossuficiente. “São aquelas pessoas que não têm recursos para pagar pelas custas processuais e devem ser defendidas por defensores públicos. Há uma discussão de que o número defensores não é o suficiente para atender a demanda e as pessoas precisam da assistência”.

Em seguida, o magistrado pontuou que “houve um grande avanço com a mudança na legislação. Antes disso, o juiz indeferia o pedido de Justiça Gratuita quando a parte não conseguia comprovar que não tinha condições de pagar. Com o advento do novo Código, antes do mesmo juiz determinar algo, ele deve intimar o hipossuficiente para que ele possa comprovar que não tem condições financeiras e tenha assim concedido o benefício da gratuidade”.

Por fim, Ruy Pinheiro disse que o País atravessa uma forte crise política, social e ética. “O magistrado tem que cumprir aquilo que determina a legislação vigente. E, nesse caso, ele não vai indeferir o pedido de assistência judiciária se a pessoa efetivamente comprovar que é hipossuficiente”.

 

Por Agência de Notícias Alese

 

Foto: Jadílson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo