Rotarianos recebem a ‘Procuradoria Especial da Mulher’ da Alese em Itabaiana

16/03/22

por Stephanie Macêdo- Alese

Na noite de ontem, 16 de março, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Promu-Alese) participou da reunião semanal do Rotary Club Itabaiana. A apresentação das ações realizadas pela instituição, que a finalidade de promover a defesa dos direitos das mulheres, atende a um pedido do presidente do Rotary Club, Paulo Gomes Evangelista.

Rozimeire Santos, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher.

Durante a explanação das atribuições realizadas pela procuradoria, apresentadas pela coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Rozimeire Santos, os rotarianos e rotarianas esclareceram dúvidas, receberam informações sobre Leis Estaduais de combate à violência contra a mulher, e parabenizaram a iniciativa do órgão na Casa Legislativa.

“Receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher,  e ainda, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual, voltados a igualdade de gênero, são algumas atribuições realizadas pela Procuradoria’, destacou Rozimeire.

Segundo dados apresentados pela coordenadora, o índice de feminicídio em Sergipe é marcante. Somente neste mês de março, até o dia 05, o estado registrou a ocorrência de cinco morte. Em 2021, ocorreram 20 mortes; 2020, 14; em 2019, o total de 21; em 2018, 16 mortes e em 2017, o total de 20 mortes.

Rotarianos participam da apresentação da Promualese, em menção ao Dia Internacional da Mulher.

A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, ‘Lei do Feminicídio’, iniciativa que criminaliza o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.

De acordo com o presidente do Rotary Club, Paulo Gomes Evangelista, por ser o mês de março dedicado à mulher, o convite da participação da Promu-Alese na reunião, que ocorre todas às terças-feira, foi essencial para os associados.

Ele salienta que a mulher é essencial para a vida, e destaca a importância do conhecimento de leis que as protejam.“Precisamos ter conhecimento de leis importantes que as protejam, e de órgãos como o da Assembleia Legislativa, que as encaminhe para essa proteção. Fazer o bem sem olhar a quem é o nosso objetivo. Aqui fazemos ações solidárias, de saúde, de habitação, e treinamentos ofertados por meio de parcerias com escolas. E nesse mês de março, importante o debate que evidencie os direitos das mulheres”, destacou o presidente.

Paulo Gomes Evangelista, presidente do Rotary Club.

A vereadora Ivoni Lima de Andrade é a mais nova associada do Rotary Clube. Por finalidade social da instituição, passou a integrar a instituição há uma semana. “No Dia Internacional da Mulher, passei a integrar o Rotary Clube, uma instituição que visa transformar vidas. Receber a Promu-Alese aqui na nossa reunião semanal foi muito essencial, pois traz conhecimento sobre os direitos da mulher e de como ela pode ser protegida pelos órgãos que atuam na prevenção e repressão à criminalidade contra a mulher.

Para a ex-presidente do Rotary Club a participação da Procuradoria da Mulher fortalece os objetivos da instituição.

“A mulher se destaca em qualquer espaço, e fico feliz por ter estado na gestão do Rotary, embora gestão ficou comprometida diante do enfrentamento da pandemia. O tema de defesa à mulher, do combate à violência é um alerta para a  sociedade. Muito importante o debate de hoje”, revelou.

A vereadora Ivoni Lima de Andrade é a mais nova associada do Rotary Clube.

Rotary Clube de Itabaiana

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários.

O  Rotary Clube de Itabaiana foi fundado em 25 de novembro de 1969. Hoje é composto por 34 membros, somado a três membros honorários.

Desde a inauguração, o Rotary Clube foi presidido por  seis mulheres, tendo como a última presidente a rotariana, Ieda Vicente Porto.

Ex-presidente do Rotary Club, Ex-presidente do Rotary Club, Ieda Vicente Porto.

Fotos: Stephanie Macêdo