Os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram na última sessão de votação o Projeto de Lei 240/2024 que institui a Rota Turística “Lagoa dos Tambaquis”. Localizada no município de Estância, distante 50km da capital sergipana, a Lagoa dos Tambaquis, reúne amantes da natureza, famílias e apreciadores de esportes aquáticos.
“A Rota Turística “Lagoa dos Tambaquis” visa potencializar o turismo na região, valorizando seus recursos naturais e culturais, além de promover o desenvolvimento econômico local, gerando empregos diretos e indiretos, que atualmente totalizam aproximadamente mais de 300 postos de trabalho”, explica o deputado Pato Maravilha autor da proposta.
A lagoa atrai mais de 80 mil pessoas ao longo do ano, impulsionando a economia local e fomentando o faturamento de vários restaurantes na região. Além disso, a proximidade com a divisa com o estado da Bahia também aumenta o fluxo de turistas, contribuindo para a diversificação e o crescimento da localidade.
Surgimento
A lagoa nasceu com a água da chuva, e os moradores da redondeza se encarregaram de habitá-la com tambaquis – que são peixes de água doce – com o objetivo de mantê-la limpa. Antes chamada de Lagoa Azul, foi rebatizada com a chegada dos peixes.
Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável é que garante o grande potencial turístico para a Lagoa dos Tambaquis. Com isso, existe a contribuição para o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica, bem como, ações voltadas para educação ambiental e o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda.
Foto: Existe um Lugar no Mundo