Por Kelly Monique Oliveira
O Projeto de Lei Ordinária nº 265/2020, de autoria do Poder Executivo, que institui a rota turística “Rota do Litoral Sul de Sergipe – Praias do Litoral Sul”, composta pelos municípios de Itaporanga D’Ajuda e Estância, foi aprovado pelos deputados estaduais durante sessão mista da Casa Legislativa desta terça-feira, dia 13.
Na propositura, o Governo de Sergipe justificou que a criação, por Lei, de uma Rota Turística é um especial mecanismo catalisador do turismo, tendo em vista que formaliza as áreas que receberão atenção do Poder Público, na forma do art. 180 da Constituição Federal, por meio de instrumentos que potencializem o desenvolvimento social e econômico da região, considerando as suas especificidades geográficas, culturais, ambientais, entre outras.
No caso específico da Rota Turística das Praias do Litoral Sul, a região envolve uma extensão de 61,60km, que beneficia um total de 103.540 habitantes. Entre as atrações dessa rota, estão como destinos turísticos as praias da Caueira, do Abaís, do Saco, Lagoas dos Tambaquis, Costa das Dunas, Povoado Caibrós e Ilha Mem de Sá.
A formulação do novo roteiro permitirá aos turistas uma experiência imersiva tanto nas belezas naturais, quanto nas culturais, através de eventos tradicionais na região, como a Festa do Caranguejo e as Festas Juninas de Estância, incluindo a manifestação do barco de fogo e outros. Possibilitará também, o aumento do investimento público e privado nas localidades, melhorando da infraestrutura e os serviços disponibilizados para toda população.
Segundo o Art. 2° da propositura, a Rota Turística “Rota do Litoral Sul de Sergipe – Praias do Litoral Sul” tem como base a integração turística do estado, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, o fortalecimento, ampliação e ampliação da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica, a implantação de mecanismos de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos e o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e a geração de novas fontes de emprego e renda.
Foto: Pixabay