Rodrigo Valadares defende Mobilidade Sustentável para Aracaju

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (9), para comentar as medidas de infraestrutura, recentemente anunciadas pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), que vai retirar o canteiro central da Avenida Hermes Fontes (e centenas de árvores, consequentemente) para construir corredores do transporte coletivo com a justificativa de promover mais mobilidade urbana à cidade.

Antes de iniciar sua fala, Rodrigo Valadares fez uma saudação ao vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB) e aos profissionais da Segurança Pública que se encontravam nas galerias da Alese em protesto contra o governo do Estado. Em seguida, o deputado fez um comparativo da “Aracaju sustentável” que ele projeta e da que vem sendo desenvolvida pelo prefeito da capital.

“Tenho consciência que é um tema polêmico. A Prefeitura de Aracaju quer retirar os canteiros e as árvores para construir corredores de ônibus. Mas a mobilidade urbana sustentável do século XXI, a que as cidades mais modernas do mundo estão utilizando, é diferente desse modelo ultrapassado da nossa capital. Tinha que buscar uma solução sobre trilhos, que é menos poluente e por um custo muito menor, como o VLT, o Trem ou o Metrô”, pontuou o deputado.

Em seguida Rodrigo disse que em Aracaju os governantes insistem na fórmula do transporte tradicional que não resolve. Ele colocou que a PMA deveria associar os ônibus com mais ciclovias, visando uma maior mobilidade da cidade, com mais arborização. “Fica mais agradável o clima, fica mais bonito. Já temos pouquíssimas árvores na nossa cidade e ainda querem derrubar centenas para construir corredores?”, questionou.

O deputado voltou a defender a Mobilidade Urbana Sustentável para Aracaju dizendo que a cidade é plana e sofre sem um problema eficaz de arborização. “A prefeitura usa muito pouco as outras modalidades de transporte que poderia ser uma solução. Bastava investir mais em ciclovias, por exemplo. Isso daria mais agilidade e não esses ‘elefantes brancos’! Gastaram com o BRT que não deu certo e agora com esses corredores sem responsabilidade ambiental!”.

Por fim, Rodrigo Valadares disse que até agora o prefeito de Aracaju não promoveu a licitação do transporte coletivo e que tem a passagem mais cara do Nordeste. “As pessoas não tem uma solução definitiva para o problema. Com mais árvores você consegue baixar em até 5 graus a temperatura ambiente. Mas insistem nas fórmulas antigas e em obras eleitoreiras que não funcionam, a menos que sejam para favorecer algum aliado de campanha. Queremos uma Aracaju moderna e sustentável”.

Foto: Jadílson Simões