Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) participou da sessão mista da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (8), quando anunciou que vai protocolar um ofício no Procon, até esta quarta-feira (9), para denunciar o aumento excessivo dos preços dos materiais de construção em Sergipe durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo o parlamentar, seu gabinete tem recebido uma série de denúncias sobre preços abusivos que estão sendo praticados no mercado. Ele reconheceu o esforço do governo federal em garantir o equilíbrio das finanças dos Estados e Municípios, a estabilidade de milhões de famílias brasileiras com o auxílio emergencial, além de enviar diversos recursos para a saúde, máquinas e medicamentos.
“O auxílio emergencial garantiu o sustento de muitas famílias, mas infelizmente temos que registrar alguns efeitos colaterais negativos. Um deles é o aumento excessivo dos preços dos materiais de construção em Sergipe, como de outros itens básicos também. Algumas coisas que muitas pessoas nem tinham acesso e passaram a ter com o auxílio”, colocou o deputado.
Rodrigo Valadares explicou que vai apelar ao Procon para o órgão combater os abusos. “Tem que investigar, fiscalizar essa questão dos materiais de construção. Um reajuste anual é até natural, mas estamos identificando abusos nessa pandemia. O auxílio emergencial não pode ser revertido em especulação e ganância de alguns empresários. Há um esforço do governo de um lado e nós temos que fiscalizar e denunciar esses abusos do outro”.
Quarentena
Rodrigo também criticou a postura do governo do Estado em manter fechados alguns estabelecimentos comerciais por conta da pandemia. “São quase seis meses de uma quarentena burra! Vimos no final de semana praias lotadas e muitos que lá estavam eram da turma do fique em casa! Agora não se pode trabalhar e nem estudar, mas se pode ir à praia? Isso é uma quarentena mal planejada!”.
Drogas
O deputado também parabenizou o colega Capitão Samuel (PSC) pelo discurso de combate às drogas. “O deputado fala com propriedade do PL 399/2015, que tramita no Congresso Nacional, e que é contra a família! Temos que pressionar nossos deputados federais e senadores para que votem contra isso! As pessoas jovens não precisam de drogas, mas de empregos. Temos um projeto aqui que faz a regulamentação do fornecimento do Canabidiol que beneficia a saúde, mas apenas para pacientes que necessitam da substância. Não podemos simplesmente liberar as drogas”.
Foto: Jadílson Simões