Rodrigo critica alagamentos em Aracaju e apresenta soluções para esgotamento

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (1º), para apresentar soluções para o tratamento de esgoto em Aracaju. O parlamentar fez duras críticas às gestões do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e do governador Belivaldo Chagas (PSD). Ele pontuou que existem soluções modernas e com baixos custos que podem ser adotadas de imediato e criticou os alagamentos continuados em alguns pontos da capital.

“Cumprindo nosso papel de oposição propositiva, nós presenciamos constantes alagamentos em Aracaju. Ao invés de apresentar uma solução, o prefeito prefere utilizar os canais como esgoto e essa não é a função deles. Os canais servem para fazer a drenagem das águas da chuva. Aquele canal da 13 de Julho é um crime ambiental. Está poluindo o rio Sergipe e onde estão os órgãos ambientais? Tudo aquilo está sendo contaminado!”, alertou.

Rodrigo disse ainda que ao invés de resolver os problemas de alagamentos, o prefeito está no terceiro mandato na PMA e ainda insiste em enviar notas públicas alertando a sociedade para os riscos de enchentes com a alta das marés. “E o pior é que a Deso ainda cobra 80% de taxa de esgoto!            Estamos apresentando uma indicação para que o governo suspenda a cobrança até que o serviço de tratamento de esgoto seja efetivamente entregue”.

“Como a DESO está cobrando e não entrega o serviço, isso é roubo! Se eu tenho um plano de internet e o serviço não me é prestado, eu posso ir e cancelar. A taxa de esgoto deveria atender o mesmo princípio, mas você não consegue evitar a cobrança”, completou o deputado.

Soluções

Como uma de suas principais soluções, o deputado sugeriu que o governo do Estado, através da DESO, busque uma parceria público-privada para o tratamento do esgoto. “Isso já acontecem em cidades modernas. Onde uma empresa ganha a concorrência e recebe parte significativa da taxa de esgoto, mas tem prazo para entregar as obras. É preciso que o governador vá buscar uma parceria para o tratamento de esgoto”.

Mais adiante o deputado defendeu soluções de integrar os canais à comunidade e pontuou uma alternativa já em prática em outros países de colocar, continuamente, uma rede nos esgotos para minimizar os efeitos e a chegada do lixo ao mar. “Outra solução nossa é trocar o asfalto comum pelo concreto permeável. O prefeito segue gastando com o asfalto tradicional que logo precisará de reparos”.

Foto: Jadílson Simões