Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
No período de 03 a 5 deste mês, outubro, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) através da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese) irá promover a 1ª Roda Sergipana de Forró. O evento, que reunirá pesquisadores, artistas e defensores da cultura nordestina, irá discutir sobre o Registro do Forró como Patrimônio Imaterial Brasileiro. A roda do forró irá ocorrer na sede da Elese, situada na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju.
Confira a programação:
Dia 03/10/19
17h- Entrega de crachás.
Apresentação Balaio de Contos Cantos e Encantos – companhia de arte Alese
18h-Abertura com a presença de autoridades, artistas e pesquisadores.
Execução do Hino Nacional
Orquestra Sanfônica de Aracaju
PRELEÇÕES
Joana Alves (Coordenadora Nacional do Movimento Forró de Raiz e presidente da Associação Balaio Nordeste da Paraíba)
Tema: Encaminhamento do processo de registro e mobilização nacional.
Dr. Carlos Sandroni
(Técnico Responsável pela instrução Técnica do Registro das Matrizes Tradicionais do Forró junto ao Iphan)
Tema: Patrimônio na Música e na Dança.
Doutor em Musicologia pela Universidade de Tours ; D.E.A. em Musicologia pela Universidade de Tours; Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ; Bacharel em Sociologia pela PUC-RJ.
Marina Zacchi
Tema: Pesquisa sobre o forró em Sergipe
Há quase vinte anos atua profissionalmente em ações de valorização e promoção do patrimônio cultural brasileiro. Passou a residir em Sergipe em 2009, tendo aqui integrado o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural-PROMOART e o Programa de Difusão do Patrimônio Imaterial no Brasil IPHAN/UNESCO. É graduada em ciências sociais pela FFLCH/USP, especialista na gestão do patrimônio cultural pelo PEP/IPHAN e mestre em antropologia social pelo PPGA/UFS. É autora de artigos e catálogos etnográficos sobre bens culturais de Sergipe.
Antônia Amorosa (Coordenadora do Fórum Sergipano de Forró para Registro como Patrimônio imaterial brasileiro)
Tema: A importância do forró no conceito de Sergipanidade.
* Cantora, Compositora, ex- diretora de arte e cultura da Funcaju, autora de projetos voltados para o segmento cultural, com destaque para a criação do Casarão da CLEMILDA no forrocaju, valorizando o forró raiz na ocupação de espaços. Membro das Academias Itabaianense e Aracajuana de Letras. Desde 2017, a convite da coordenação nacional, representa Sergipe no movimento, tendo participado como palestrante nos Estados da Paraíba e Rio de Janeiro. Ao lado de coordenadores de outros Estados, atuou também em Pernambuco e Brasília. Foi palestrante do Encontro Nacional de Forró realizado em Cruz das Almas, BA, em 2017.
Dida Araújo
Tema: A importância da memória audiovisual para a história do forró em Sergipe.
Exibição de registros
* É jornalista, radialista e cineasta formado pela UFS. É também membro da Academia Dorense de Letras.
Trabalhou por 36 anos na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, onde produziu e editou centenas de reportagens especiais. Na emissora idealizou os projetos,
Realizador de vários documentários, produtor e editor de videoclipes com grandes forrozeiros. Ocupou os cargos de diretor de jornalismo e de programação da TV Aperipê. Na emissora produziu mais de cem reportagens especiais e criou o projeto Andanças, também voltado para dar visibilidade aos diversos artistas escondidos nos quatro cantos do estado de Sergipe.
21h- Encerramento.
04/10/19
9h- Carlos Leal
Tema: CLEMILDA MUITO ALÉM DO TALCO NO SALÃO
Jornalista formado pela Universidade Tiradentes, especialista em Marketing Digital pela Universidade Estácio de Sá, produtor cultural, roteirista, co-autor do livro Cem Anos de Dorival Caymmi (EdUfba). Integrante do grupo de pesquisa Canto de Cada Canto, da Universidade Federal da Bahia(UFBA), atualmente pesquisa a vida e obra de Clemilda para uma biografia que deverá ser lançada em breve.
9:20h- Paulo Corrêa
Tema: Forró na mídia.
* Natural de Lagarto, Sergipe, radialista, jornalista, produtor cultural, pesquisador da música popular brasileira e da música nordestina.
Prestou consultoria para a gravadora Revivendo de Curitiba, Paraná, para seleção de repertório de CD’s de Luiz Gonzaga.
Criou em 2001, os projetos “Marinete do Forró” e Fórum de Forró de Aracaju (do qual fez a coordenação de treze das quinze edições do projeto).
Apresenta há doze anos, o Programa “Nação Nordestina” na Rádio Aperipê FM, 104,9, nas manhãs de domingo, das 08h às 10h.
Integra desde 2015, como representante de Sergipe, a Comissão Nacional do Fórum de Forró, responsável pelo registro do processo do Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil, e é autor e coordenador do projeto Fórum Nacional da Música Nordestina.
9:40h- Maria Augusta Mundim Vargas
Tema- Festejos Juninos: abordagens e percursos metodológicos sobre as manifestações e a Sergipanidade.
Doutora em Geografia pela UNESP/1999. Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Atua e participa de redes de estudos culturais (RETEC – rede internacional sobre Território e Cultura; INTERCULTURA- Rede de estudos sobre festa, nação e Cultura). Coordena o grupo de estudos e pesquisa do CNPq Sociedade e Cultura.
10h- Gilson Souza
Tema – Quadrilhas juninas: espaço de tradição para o fortalecimento do forró enquanto expressão cultural.
É jornalista, escritor e pesquisador da cultura popular. Mestre em Comunicação pela UFS.
10:20h- Thiago Paulino –
Tema- Palco de Disputas no “País do Forró” –
* Jornalista, mestre em mídia e Cultura pela UFPE, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe.
RESUMO: a palestra será a respeito da pesquisa que estudou as disputas identitárias em torno das programações juninas do ForroCaju. Trazendo também informações sobre artistas forrozeiros tradicionais e como eles observam essas disputas.
10:40h- Vinícius Dejair
Tema: FORRÓ, DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PARA AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS ENVOLVIDAS COM EVENTOS DE FORRÓ EM ARACAJU/SE.
* Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe – IFS; Administrador de Empresas; Doutorando em Administração de Empresas; Mestre em Administração de Empresas; Especialização em Estratégia e Gestão de Pessoas; Professional Coach; Coordenou e Ministrou aulas de Graduação e Pós-Graduação na Estácio Sergipe, Fanese e FAMA; Compositor e Músico há 23 anos; 9 CDs e 2 DVDs autorais com as Bandas “Os Humildes” e “Xotebaião”.
11h- Lucas Nascimento Bispo – LUKINHA NASCIMENTO
Tema:Tema: Forró Caju 2015 e 2016: A Economia Política da cultura para o conceito de indústria Cultural.
Integrante da Orquestra Sanfônica de Aracaju – 2010-2017 / Sanfoneiro do Forró Maturi – campeão do Festival Nacional de Forró de Itaúnas – FENFIT 2019 / Bacharel em Ciências Econômicas – Universidade Federal de Sergipe – UFS 2017
14h- Perguntas & Respostas (temáticas dos palestrantes)
15h- Forró no coração, De geração a Geração.
Mediador – Paulo Corrêa
Convidados: Erivaldo de Carira & Lourinho do Acordeon
15:30h- Mesa Feminina – mulheres no forró – mediadora: Antônia Amorosa.
Convidadas – Cidinha du Aracaju, Virgínia Fontes, Madrinha Geunice, Luiza Lu, Karmem Corrêa, Nana Trio
16:15h- Forró Criativo – projetos permanentes pelo Forró.
Mediador – José Paulino
Convidados: Alberto Marcelino, Bob Lelis, Chiquinho do Além Mar e Vicente do Capunga.
16:40h – Henrique Sampaio
Tema: Os Fóruns de Forró: objetivos, formas de organização, mobilização e estratégias de ação.
Gestor do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Economia Solidária – Nuplar/COEP/PRAC/UFPB, onde
desenvolve projetos de extensão e pesquisa, tendo sido um dos coordenadores do I
Encontro Nacional de Forrozeiros e II Fórum Forró de Raiz.Graduado em História e
Mestre em Sociologia pela UFPB.
Encerramento com entrega de certificados, às 22h- Casa de Forró Cariri ( vivência em espaço destinado ao forró, como consumo social – dança e música).
05/10
10h- Passeio na Feira
Rural do Forró (acolhimento)
Foto: https://brazil-selection.com