Riqueza Cultural: XIV Festival de Japaratuba ocorre até o dia 21 de janeiro

Riqueza cultural do município de Japaratuba é destacada em entrevista ao Alese Notícias pelo novo secretário de Cultura de Japaratuba, Periclys Rocha. Durante entrevista, destaca redução na estrutura do evento devido a questões financeiras do município. Evento iniciou no último dia 16, e vai até o dia 21 de janeiro de 2017.

Segundo detalhou, para a realização do XVI Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, em Japaratuba, foi necessário a redução financeira na parte de contratação de bandas, e hoje evento conta mais com oficinas e apresentações culturais envolvendo dezenas de grupos tradicionais do município.

ENTREVISTA PERICLYS ROCHA FOTO JADILSON SIMOES 180117 (2)Reduzimos na parte festiva social, principalmente no que diz respeito a atrações de bandas nacionais. Decidimos reduzir o custo nessa parte musical a fim de manter acesa, de grande porte, a parte cultural. São muitos grupos participantes do festival, sendo 90% da própria cidade de Japaratuba, e ainda, vindo de cidades vizinhas, como de Japaratuba, Carmópolis e Aracaju.

Segundo Periclys Rocha, para realização do evento foi gasto cerca de R$ 70 mil reais. Sem outras atrações e bandas, a prefeitura economizou em torno de 200 mil reais. “A cidade de Japaratuba tem história e riqueza cultural para mostrar para turistas, e para a população local do Estado”.

Interface

Segundo ele, evento e novo planejamento da pasta já marca um momento singular entre a prefeitura e os jovens. “ A união dos jovens com os Grupos Folclóricos só tende a crescer. Planejo criar muitos cursos. No dia 18, com a realização do festival, já foi iniciado oficinas de Teatro, Dança, e Confecção das Cabacinhas. Esse movimento retira os jovens de vícios de bebidas e drogas. Cursos permitirão o ingresso deles na riqueza cultural da cidade”, externou o secretário de Cultura de Japaratuba.

Por, Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões