logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Retomada da FAFEN/SE é uma vitória do parlamento sergipano

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese (*)

A Assembleia Legislativa de Sergipe tem participação direta na retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), prevista para meados de 2021. O parlamento estadual, desde o anúncio da possibilidade de encerramento das atividades da FAFEN, vem promovendo debates amplos, com reuniões e audiências públicas, além de diversas manifestações dos deputados, que incansavelmente defendiam a preservação dos postos de trabalho.

Semana passada, através de videoconferência, foi anunciada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) a retomada das operações da FAFEN Sergipe pelo grupo Unigel, que arrendou o controle das unidades de Sergipe da Bahia pelo período de 10 anos, podendo renová-lo por outros 10 anos. O Governo do Estado vem estimulando essa reativação pela importância da fábrica para a região do Baixo Cotinguiba, mais precisamente no município de Laranjeiras.

Zezinho Sobral

Deputado Zezinho Sobral

Um dos deputados envolvidos nessa luta foi o líder do governo na Alese, Zezinho Sobral (PODE). “A volta da FAFEN representa geração de empregos, renovação do parque de misturadores e de transportadores de Pedra Branca e movimentará o consumo de gás natural como matéria-prima. É um marco para a retomada das atividades industriais do nosso estado, o que reflete no desenvolvimento econômico. A FAFEN é fundamental para nossa economia na produção de fertilizantes, pois são eles que dão competitividade à agricultura familiar e ao agronegócio como um todo”, afirmou Sobral.

Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel (PSB) destaca a FAFEN no pós-pandemia. “Teremos um longo período de recuperação financeira e a FAFEN, principalmente neste momento, pode ser bastante valiosa durante esse processo”, disse, apontando que o setor de fertilizantes tem apresentado um crescimento na última década. “Para este ano de 2020, mesmo com a pandemia, a expectativa do mercado é que a demanda se mantenha. Analisando esse cenário, vejo que a retomada da fábrica trará um grande aporte de investimentos para Sergipe. Estamos falando de insumos essenciais para o agronegócio, que corresponde a uma parcela significativa da economia brasileira”.

Georgeo Passos

Para o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) o anúncio de retomada da produção da FAFEN é algo bastante positivo e animador, diante de tantas notícias ruins e muita dificuldade por conta dessa pandemia. “Há uma preocupação em todos nós não apenas com as questões de saúde, mas de retomada da economia, de preservação de empregos. O fechamento de postos de trabalho é um risco real e, essa retomada, soa como um alívio para toda aquela região”, disse, recordando que em 2019 defendeu a união de forças da classe política. “A luta pela FAFEN não tinha bandeira partidária. Nossa defesa sempre foi que a classe política de Sergipe se unisse em defesa dos empregos”.

Luciano Bispo

Deputado Luciano Bispo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB) também teve participação na retomada das atividades da FAFEN. Em meados de 2019, Luciano e o presidente do Legislativo da Bahia, deputado Nelson Leal, enviaram ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), uma carta, com as assinaturas de diversos parlamentares manifestando possíveis prejuízos para a economias dos dois estados. Em resposta, o presidente do Senado se comprometeu a acionar os senadores sergipanos e baianos para se somarem à luta.

Audiência Pública

Deputado Iran Barbosa

Tão importante nesta luta também foi a participação do deputado estadual Iran Barbosa (PT), ao proporcionar, no plenário da Alese, Audiência Pública “Em Defesa da FAFEN”, numa parceria com o mandato do deputado federal João Daniel (PT), com a participação do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe (Sindipetro), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Na oportunidade foram discutidas as consequências, o desgaste econômico do estado, o desemprego em massa, além dos prejuízos ao campo, à agricultura camponesa e à própria soberania nacional.

À época, o deputado Iran Barbosa defendeu a importância da FAFEN no cenário econômico nacional da soberania alimentar do povo brasileiro. “Uma fábrica de fertilizantes, num país que tem uma vocação na produção agrícola, na produção de alimentos, garante se tiver investimento certo nela, a autorização do seu funcionamento, bem como sua soberania”, disse, acrescentando que “estamos falando de uma cadeia produtiva ampla, da sua importância econômica e social no estado e a soberania alimentar do povo brasileiro”.

Fotos: Juarez Cavalcanti e Jadílson Simões

(*) Com informações das Assessorias dos Parlamentares

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo