Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Foi realizada, nesta quinta-feira, 2, a instalação da nova Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe. Os deputados receberam, no plenário da Casa, os representantes de diversas pastas e órgãos para início dos trabalhos.
O Defensor Público Geral, Vinícius Menezes Barreto, falou que este é o começo para exercer, junto à Alese, a democracia que é o exercício central dos serviços prestados pela Defensoria Pública e pelo Poder Legislativo.
“É o momento em que se estabelece um compromisso entre os poderes Executivo, Legislativo e a sociedade. A defensoria pública, enquanto instrumento democrático, faz parte desse processo, sempre pronta a colaborar com os poderes e, especialmente, com a sociedade sergipana. estamos a postos para as missões que nos são franqueadas pela Constituição”, afirmou.
O Secretário de Estado da Educação e Cultura, o vice-governador Zezinho Sobral, esteve como parlamentar nos últimos quatro anos. Ele disse que tem um carinho especial pela Casa e que continuará frequentando o Parlamento para tratar sobre os assuntos relacionados a sua pasta.
“A educação é transversal, ela passa inclusive pela Casa do Povo. Eu tenho pela Assembleia um carinho muito especial e um respeito imenso, tive aqui talvez a formação política mais importante da minha vida, porque foi aqui que exerci meu primeiro mandato, foi aqui que fui líder do Governo, que fui recebido por todo esse público que se encontra nessa Casa e tive a oportunidade de amadureci politicamente. É a Casa dos Iguais, 24 deputados com a mesma força, poder, capacidade de interagir pelo povo sergipano. A secretaria de educação estará aqui presente todos os dias, sempre que for solicitado e provocado para a gente construir uma relação proveitosa em favor do nosso povo”, declarou.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, disse que os trabalhos realizados em obras e serviços que estão em andamento e também para serem iniciados estarão à disposição de debates com os deputados.
“A gente tem acompanhado todas as obras do Estado, principalmente as rodovias dos programas Pró-Rodovias 1 e 2 e a intenção do Pró-Rodovias 3, então é muita obra em andamento, para ser licitada e para ser licitada, aguardando ordem de serviço, e esse canal aberto os deputados é prioridade do nosso Governo. Então é dialogar para ver o que é prioritário em demanda individual ou coletiva para passar pela análise, sempre respeitando as questões orçamentárias para que a gente possa encaminhar, além de prestar contas também a essa Casa do que está sendo investido, porque essa é uma obrigação legal que a gente cumpre assim que convidado”, pontuou.
O Secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento, falou que a união dos poderes é essencial para ter os resultados necessários em prol do povo sergipano. É desta forma que deverão ser realizados os trabalhos.
“É um marco importante para que seja feito um alinhamento de trabalho e que esteja muito claro que todos estão em prol da melhoria do nosso estado. O Governador foi muito feliz com a frase que ele disse que todos somos do mesmo time, que é o time de Sergipe. O espaço democrático que a Alese representa é muito importante porque eu acredito que é da divergência que nasce um ponto sempre mais positivo e elucidado porque é do diálogo que se encontra a solução para o melhor caminho”, afirmou.
A Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, a Primeira-Dama do Estado de Sergipe, Érica Mitidieri, destacou as prioridades para os próximos quatro anos, com a conversa aberta com os parlamentares para que os serviços possam ser bem-encaminhados.
“Essa 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe e a Mesa-Diretora eleita para fazer a gestão do Poder Legislativo representará um novo tempo na política. A nossa prioridade será sempre o diálogo, para que possamos aprovar projetos importantes e discutir aqui na Casa do Povo o melhor pelo nosso Estado e para toda a população sergipana. As instituições públicas trabalhando de forma harmônica toda a sociedade ganha. Nova legislatura, novo governo com todos unidos para trabalhar em prol do desenvolvimento de Sergipe, com foco no desenvolvimento econômico, nas tecnologias sociais e com direitos humanos garantidos”, afirmou.
Também estiveram presentes os secretários de Estado Especial do Trabalho Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, e de Políticas para Mulheres, Daniele Garcia, além da corregedora-geral do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Maria Angélica Guimarães Marinho.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese