Reitor da UFS é oficialmente cidadão sergipano

Por Kelly Monique Oliveira

O professor e reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho, é oficialmente um cidadão sergipano. A homenagem realizada na manhã desta segunda-feira, 27, no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa (Alese), Luciano Bispo, foi proposta pela deputada estadual Goretti Reis (PSD), que segundo a parlamentar, o Título de Cidadão Sergipano ao homenageado foi em virtude dos trabalhos prestados ao povo sergipano.

“A homenagem que prestamos ao professor Valter, mais que o reconhecimento à sua dedicação à educação e à formação universitária em nosso Estado, reflete nosso aplauso aos valores da paciência, da resiliência, da pacificação e do diálogo que são a marca registrada de sua trajetória profissional. Em tempos de maniqueísmos e secessão é importante que esta Casa louve e abrace os exemplos de união de conciliação e somação que ele nos traz”, ressaltou a parlamentar.

Ainda durante seu discurso, Goretti Reis destacou como o trabalho do homenageado em prol do Campos da UFS em Lagarto prosperou, floresceu e frutificou. “O povo de Sergipe a gradece a sua dedicação a essa terra e mais ainda, à sua dedicação à Educação. A educação não é somente a solução dos males sociais. É a base de uma sociedade democrática, respeitosa, útil e tolerante.  Todos nós sergipanos, que de uma forma ou de outra, aprendemos com o professor, decidimos que mais que amigo, mais que professor, deveríamos chama-lo de irmão. Um irmão sergipano que entrega sua energia, seu talento e sua capacidade naquilo que qualquer Estado, País ou Nação possui de mais caro: a formação educacional de seus filhos”, enfatizou.

O reitor da UFS, Valter Joviniano, agradeceu a presença de todos, em especial dos familiares e amigos, como também aos deputados Luciano Bispo e a Goretti Reis. Falou ainda que escolheu Sergipe para viver e construir sua família. Além de que, ser reconhecido por conta dos trabalhos é muito gratificante.

“Eu queria agradecer a deputada Goretti por ter escolhido meu nome para essa homenagem. Sem dúvida nenhuma aumenta a responsabilidade de deixar a UFS ainda mais a serviço da sociedade para que Sergipe avance, possa crescer e se consolidar. Agora como sergipano me motiva ainda mais continuar esse trabalho e fortalecer os laços com a sociedade”, salientou.

Conheça o homenageado

Natural de Salvador (BA), filho de Maria Jose Correia Alves e Valter Joviniano de Santana. Casado com Josimari Melo de Santana e pai de Julia Melo de Santana e Miguel Melo de Santana. O reito da UFS, reside em Aracaju há 13 anos. Ele é graduado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes/UNIT, fez mestrado e doutorado em Fisiologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foi ´diretor Acadêmico-Pedagógico (2012-2013) e diretor Administrativo (2013-2014) do Campus de Lagarto. Também foi superintendente do Hospital Universitário de Lagarto ((2016-2019) e vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (2020). Atualmente, é o reitor da Universidade Federal de Sergipe. membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e American Physiologycal Society (APS). Pesquisador FAPITEC/SE. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe (CREFITO-17). Além de autor de artigos científicos, matérias de jornal e capítulos de livro.

Foto: Jadilson Simões