Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna para registar que na data de hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diante da importância do tema, o parlamentar avisou que está articulando a reinstalação Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais. A frente foi fundada no ano de 2012 na Casa Legislativa de Sergipe com o nome de Frente Parlamentar Ambientalista, quando foi foi relançada com a ampliação dos seus eixos norteadores, passando a incluir a segurança alimentar e a defesa dos direitos dos povos tradicionais.
Na abertura da sua exposição na sessão plenária, deputado falou da importância da comemoração do Dia do Meio Ambiente e da retomada da Frente Parlamentar no Poder Legislativo. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução em 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano”, lembrou .
“Quanto a retomada da frente parlamentar, a partir de agora estamos rearticulando a frente nesta legislatura por entender que o tema da questão ambiental não é de menor importância, pelo contrário, tema é relevante. Reputo que a reinstalação desse frente é de suma importância para o Brasil e para Sergipe”, salientou Iran lembrando que anteriormente integravam a frente parlamentar, o deputado Francisco Gualberto, Capitão Samuel, Garibalde Mendonça, Georgeo Passos e Zezinho Guimarães. Também fizeram parte da frente ambiental, os ex-deputados, Ana Lúcia, Pastor Antônio dos Santos, Padre Inaldo, Gilson Andrade, Sílvia Fontes, Venâncio Fonseca e Augusto Bezerra.
Adesão
O parlamentar explicou que a reinstalação da frente tem caráter misto, e que deve ser constituída com a participação de entidades que tem viés com a luta ambiental. “Além dos próprios parlamentares, 21 entidades participavam da frente. Queremos retomar essa interface com essas entidades. Os objetivos da frente já estão disponíveis para os demais colegas parlamentares que quiserem aderir à frente e já estamos disponibilizando o termo de adesão para essa finalidade. Logo iremos organizar uma grande audiência pública que contará com a participação das entidades, é quando faremos o lançamento da frente”, externou Iran Barbosa.
Apartes
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) parabenizou ao deputado Iran Barbosa por exposição ao tema ambiental. “O meio ambiente tem sido agredido constantemente, pessoas não têm tipo consciência da preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida. Vários perímetros no nosso estado têm usado agrotóxico, e esses agrotóxicos têm de ser abolido. Os alimentos, frutas e verduras, são consumidos pela população, e as células cancerígenas são ativadas e o resultado é o aparecimento do câncer, que tem matado muita gente todos os dias. É preciso que o homem entenda a importância com os cuidados ao meio ambiente. Lixos jogados na ruas que vão para esgotos e são lançados para os rios e mananciais causando poluição. Uma garrafa pet passa vários anos para se decompor, é preciso cuidados. Se cada um fizer sua parte teremos um meio ambiente saudável”, disse a deputada parabenizando Iran pela menção ao Dia Mundial ao Meio Ambiente.
O deputado estadual Georgeo Passos (REDE) também parabenizou a exposição do colega parlamentar. “Precisamos reforçar a luta da questão ambiental. Temos mesmo que fazer algo, já fui integrante dessa frente, e concordo que alguns pontos à nível Brasil tem de ser reajustado”, disse.
MMA
Ao final de sua exposição, o deputado Iran Barbosa apresentou 15 pontos abordados pelo Blog do jornalista ambiental, André Trigueiro, que escreveu duras críticas ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) durante em últimos cinco meses do governo Bolsonaro.
Entre os pontos destacados, Iran Barbosa citou o posicionamento de ex-ministros do meio ambiente. “Ex- ministros disseram que, em mais ou menos 30 anos de gestão ambiental no Brasil, apesar de não terem identidade ideológica partidária, não concordam com a condução da política ambiental desse governo. Ela desmonta toda a história ambiental construída pelo Brasil. Não sou eu Iran quem disse, são oito ministro de governos distintos.
Foto: Jadilson Simões