O promotor de Justiça Luiz Cláudio Almeida, em audiência pública sobre o sistema prisional sergipano, realizada na manhã desta quinta-feira (20), no plenário Pedro Barreto de Andrade da Assembleia Legislativa de Sergipe, proposta pela deputada estadual Maria Mendonça apresentou a temática sobre o desafio de uma política de reinserção no sistema prisional.
Segundo ele, a temática foi construída por uma comissão já em estado legislativo, onde se divide em dois eixos principais visando a possibilidade/ alternativa de melhoria do sistema prisional. Para ele, não há uma cura para o sistema prisional”, salientou Luiz Cláudio.
Ainda de acordo com o promotor, é importante a construção de políticas públicas estadual do Brasil, como também de políticas públicas de valorização dos presos. “Tentar compensar o estresse de quem trabalha diretamente com a segurança prisional, ampliando o tempo de férias (45 dias), a divisão de acompanhamento psicológico dentro da Escola de Gestão Penitenciária (EGESP) além ampliar a qualificação dos guardas prisionais, no sentido de construir política de (re) inserção no sistema prisional”, frisou Luiz Cláudio acrescentado “à atividade de guarda prisional é considerada uma das práticas mais desgastantes”.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões