Regularização do serviço de transporte escolar em Itabi é destacada no Plenário

Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese

A ausência do Transporte Escolar no município de Itabi foi registrada durante a Sessão Plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto. De acordo com o deputado Iran Barbosa, sem ônibus, crianças são obrigadas a caminhar dez quilômetros para frequentar a escola.

Segundo destacou o deputado Iran Barbosa, a prefeitura defende que as chuvas têm inviabilizando o uso de transporte escolar, por declive na região. “A Secretária de Educação do Município de Itabi  diz que tem a questão de insegurança, por ônibus poder cair em um barranco”, disse.  Um vídeo que mostra os pais de estudantes reclamando sobre a situação das crianças foi exibido no plenário. Imagens  mostram  também  os estudantes voltando à noite, no escuro, de pé, exaustos, pra suas casas.

“Anoiteceu, e as crianças continuam caminhando pela estrada. Elas estudam à tarde, saem de Povoado Pau de Fava para o Povoado Mata Grande, que distam de um povoado para outro 5km. São 5km para ir e 5km para voltar,  10km por dia. Saem por volta das  11h30 para chegarem às 13h na a escola. Essa situação já foi matéria de circulação estadual”, disse Iran.

Defende o parlamentar que o desempenho está sendo sacrificado pelo cansaço e a insegurança, e que a situação da ausência do transporte escolar  se prolonga desde o  início do segundo semestre. Diante do cenário, apelou pela regularização do serviço de transporte escolar em Itabi.

Foto: Diário do Transporte