O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), apresentou Indicações  Parlamentares  Nº 148 e 150/2018   apresentadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), neste mês de junho, encaminhadas ao Governador do Estado, Belivaldo Chagas, visando melhorias à população do município de Aquidabã.

Indicação 150  propõe a viabilização de um projeto de Reformas dos Mercados da Carne e do Peixe e o deputado Luciano Pimentel entende que o espaço é fonte de renda de muitas famílias da região. De acordo com o parlamentar, a suspensão das atividades poderá trazer aos munícipes da região prejuízos.

Em Justificativa, o deputado Luciano Pimentel disse que as condições básicas de vida são dever do Estado, em sentido amplo, cuja finalidade é assegurar o direito a saúde, garantindo, por intermédio de políticas públicas sociais, econômicas e ambientais à redução do risco de morte.

De acordo com o parlamentar, o mercado informal do abate clandestino é responsável por cerca de 50% do mercado nacional, elevando o risco à saúde pública, através de zoonoses, a exemplo da fasciola hepática cisticercusbovis, responsáveis pela maioria das condenações de carcaças em frigoríficos e matadouros.

“Reforma dos mercados da carne e do peixe deve atentar-se a importância de uma revisão de inspeção sanitária, de acordo com as normativas para que possa servir o consumidor qualidade visual e gustativa da carne, bem como aspectos higiênico- sanitário”, justificou.

Indicação 148 solicita a implantação de um poço artesiano no povoado Segredo, em Aquidabã, para que possa proporcionar mais qualidade de vida a mais de 300 famílias que moram na região.

 

Por Rede Alese

Foto: Jadilson Simões