logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Reconhecimento Nacional: deputados da ALESE presidem secretarias na UNALE

21/2/2022

Por Stephanie Macêdo – Alese

Os deputados por Sergipe, Samuel Carvalho e Kitty Lima, ambos do Cidadania, e o deputado Luciano Pimental (sem partido), filiados à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), ocupam assentos nas secretarias da entidade. A solenidade de posse ocorreu na segunda-feira, 21 de fevereiro, na sede da Unale, em Brasília. Os deputados foram eleitos durante a a realização da 24ª Conferência Nacional da Unale, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu no mês de novembro do ano passado, 2021. 

Deputada Kitty Lima ao lado do presidente da UNALE, deputado federal Lidio Lopes (MS),   durante Solenidade de Posse.

Sob a liderança geral do presidente da Unale, deputado federal Lidio Lopes (MS), os três deputados sergipanos tomaram posse como presidentes em três importantes  secretarias da entidade. São elas:

Secretaria das Cidades, que passou a  ser presidida pelo deputado Samuel Carvalho. A Secretaria de Apoio à Fauna passa a ser presidida pela deputada Kitty Lima, e a Secretaria de Empreendimento e Turismo, que será presidirá pelo deputado Luciano Pimental (sem partido).  A cadeira da vice-presidência de Assuntos Legislativos, da Secretaria de Saúde, ficou a cargo da deputada Goretti Reis (PSD).

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) compartilha das atividades da Unale há alguns anos. Durante o percurso, os deputados sergipanos vêm  atuando positivamente em prol de Sergipe com importantes diálogos, a exemplo do enfrentamento à Covid-19 por meio das vacinas.

O deputado Samuel Carvalho revelou que o cargo de reconhecimento nacional passa a ser um desafio, diante do cenário pandêmico que o país atravessa. “Assumir essa responsabilidade é firmar um compromisso não só comigo mesmo, mas com o Brasil, porque a partir de agora iremos elaborar projetos e ações que possam ajudar no desenvolvimento dos municípios brasileiros”

Ele declarou estar feliz e agradecido por essa oportunidade. “Vamos trazer de volta às discussões em torno do Pacto Federativo, da Reforma Tributária e assuntos ligados às desigualdades sociais, buscando o aparelhamento dos órgãos administrativos, no sentido de melhorar a vida da pessoas, ofertando moradia, saneamento, transporte e tudo aquilo que for essencial para melhorar a vida dos brasileiros”, externou o deputado.

Já a deputada Kitty Lima, que agora está no comando da secretaria de Apoio à Fauna, ressaltou que o dia da posse foi muito gratificante. Frente à pasta, a parlamentar, que veste a bandeira de proteção ao meio ambiente e aos animais, declarou em suas redes sociais que fará um trabalho firme e forte em defesa do meio ambiente e dos animais. ” Mais que uma missão de vida, é muito amor!”, disse.

Diretoria Executiva

Também passaram a ocupar cargos  na Diretoria Executiva da Unale os seguintes deputados estaduais: Georgeo Passos (Cidadania), que assumiu o cargo de Tesoureiro. A deputada Goretti Reis (PSD), que reassume, pela segunda vez, o cargo de Secretária de Sergipe; e o deputado Luciano Pimentel (sem partido), que passou a compor o Conselho Fiscal.  Os deputados atuarão nos cargos recebidos até o ano de 2023.

De acordo com o deputado Georgeo Passos a nova atribuição será realizada com o mesmo empenho com o qual ele desenvolve as atividades do parlamento em Sergipe.  “Vamos abraçar mais esta missão com a mesma seriedade e compromisso que sempre trabalhamos. Me sinto honrado por meu nome ter sido escolhido para fazer parte da Gestão 2022, pois significa um reconhecimento do meu trabalho em uma instituição renomada nacionalmente”.

Secretarias da Unale

Conheça as funções e objetivos da pastas assumidas pelos deputados de Sergipe na Unale:

A Secretaria das Cidades foi criada no ano de 2010, com o intuito de elaborar e apresentar aos demais órgãos legislativos vinculados à Pasta e integrados com a Unale, propostas sobre assuntos de interesse das cidades brasileiras e o fortalecimento de ações em defesa dos direitos e deveres dos estados.

A Pasta ocupou uma cadeira no Conselho das Cidades, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa que integrou a estrutura do extinto Ministério das Cidades do Governo Federal. Teve como objetivo o debate de temas como planejamento e desenvolvimento das cidades, mobilidade urbana, saneamento básico e políticas habitacionais, por meio de reuniões, seminários e demais eventos, com o intuito de manter a pauta atualizada e buscar soluções para as demandas da sociedade.

Secretaria de Apoio à Fauna, constituída em 2019,  tem como objetivo contribuir para a difusão dos avanços legislativos e sua efetivação por meio da execução das políticas públicas voltadas a proteção aos animais, de forma transversal, no âmbito da União, Estados e Municípios.

A Secretaria é responsável por socializar iniciativas legislativas, através da troca de experiências, contribuir nas iniciativas de formação de diagnóstico para subsídio de políticas públicas voltadas à proteção dos animais, criar um espaço de interlocução nas Comissões do Congresso Nacional para monitorar as iniciativas de lei pertinentes à fauna, e buscar parceiros para a promoção dos direitos dos animais, bem como garantir o orçamento necessário para a execução de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal.

A Secretaria de Empreendimento e Turismo tem o objetivo de contribuir com o debate e produção de informações e ideias na seara da temática do empreendedorismo e fortalecimento econômico no país, subsidiando os parlamentares estaduais para a sua atuação institucional e cooperação com o Executivo.

A Secretaria de Saúde tem o objetivo de promover a interlocução entre todos os estados sobre as temáticas que envolvem a saúde pública do País, a Secretaria de Saúde da entidade, criada em 2012, proporciona a apresentação de ações e projetos que busquem atender de forma eficaz e humanizada o serviço de saúde prestado pelos Estados à população.

Anualmente, em parceria com as Casas Legislativas e instituições ligadas à temática, são realizadas quatro campanhas de saúde que têm o objetivo de disseminar informações de prevenção e conscientizar os cidadãos acerca de doenças como câncer, a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. A doação de órgãos e o combate ao preconceito à epilepsia também são segmentos recorrentes de debate entre os parlamentares estaduais que atuam na área.

Mobilização a favor da melhora no Sistema Único de Saúde (SUS), monitoramento das leis pertinentes ao setor, produção e difusão do conhecimento de leis aprovadas no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas estão entre as suas principais funções.

Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

 

Fotos: Assessoria Kitty Lima

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo