A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), criou junto com a Academia de Letras, o projeto intitulado “Realizadores Marcando História”, que visa homenagear personalidades sergipanas no ano em que completam seus centenários: homens e mulheres que fizeram história e contribuíram para o engrandecimento de Sergipe e do Brasil.
Do ano de 2015 até 2018, o projeto Realizadores contemplou 6 homenageados: Pedro Barreto de Andrade; Benjamim Fontes; João de Seixas Dória; Manoel Cabral Machado; Djenal Queiroz e Euclides Paes Mendonça.
Pedro Barreto de Andrade, nome dado ao plenário desta Casa Legislativa, era conhecido como “Cidadão Realizador”, tendo destaque pela sua atuação nos cargos e funções que exerceu e desempenhou, bem como pelo seu caráter, pela sua conduta moral e pela sua postura ética na advocacia e na política.
Para o presidente da Alese, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), Pedro Barreto de Andrade foi um homem de várias posições. “Tinha posição política e palavra empenhada. Antes de dar a palavra pensava e fazia isso com muito entusiasmo”, disse Bispo.
O projeto “Realizadores Marcando História” é um reconhecimento da Assembleia Legislativa de Sergipe aos familiares dos homenageados, bem como para toda sociedade sergipana.
Por Luciana Botto – Rede Alese