logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Rádio completa 100 anos da primeira transmissão no Brasil

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Neste domingo, 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio e Radiodifusão. A data foi lançada em 1966, na abertura do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em Salvador (BA).

O dia foi escolhido em homenagem ao dia de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, A data remete ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil. E em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil, o Ministério das Comunicações vai encaminhar uma proposta de Projeto de Lei ao Congresso Nacional para instituir o Dia Nacional do Rádio.

Em Sergipe, este meio de comunicação é visto como uma forma forte de assegurar a cultura estadual. A Lei Nº. 8.412, de 22 de maio de 2018, estabelece que as empresas de radiodifusão destinem 5% de espaço da sua programação diária para músicas e/ou composições sergipanas.

O rádio se iniciou no país no dia 7 setembro de 1922. Naquele dia, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para tocar músicas e veicular o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Desde então, este veículo de comunicação ganhou força e entrou nas casas das pessoas, sejam pobres ou ricas, letradas ou analfabetas. Hoje, é possível ouvir rádio em casa, no carro, no telefone celular, no computador e de tantas outras formas.

Alese reconhece utilidade pública de instituições de radiodifusão

A Assembleia Legislativa de Sergipe reconheceu em diversos momentos a importância social da rádio. A sua utilidade pública foi destacada em leis aprovadas na Casa para várias instituições pelo estado. Aqui, listamos as aprovadas nos últimos dez anos.

Lei Nº. 7.763, de 27 de dezembro de 2013

Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário Juventude Salgadense (Asdecom), com sede no Povoado Quebradas 4, Município de Salgado.

Lei Nº. 7.780, de 30 de dezembro de 2013

Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Rádio Comunitária Gcefina FM, com sede e foro na cidade de Aracaju.

Lei Nº. 7.782, de 30 de dezembro de 2013

Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação Cultural Sertão na Arte, com sede e foro na cidade de Nossa Senhora da Glória.

LEI Nº. 7.783, de 30 de dezembro de 2013

Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Serviços e Peças Automotivas de Sergipe, com sede e foro na Cidade de Aracaju.

Lei Nº. 7.852, de 27 de maio de 2014

Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Radiodifusão Comunitária de Santa Rosa de Lima (ARACOSROL), com sede na cidade de Santa Rosa de Lima e foro na Comarca de Riachuelo.

Foto: Sindirádio

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo