Quintas Negras discute avanços políticos nos 30 anos da constituição sergipana

Por Fernanda Queiroz (Assessora de comunicação/Elese)

A Constituição sergipana completou 30 anos este mês de outubro. A fim de fomentar a discussão sobre os avanços das políticas para a população negra, o projeto Quintas Negras – Xirê dos Saberes traz quatro palestrantes que contribuíram com a construção de ações direcionadas ao movimento negro de Sergipe: Conceição Vieira, Carlos Trindade, Dr. Ilzver de Matos e Professora Maria Nely. O evento ocorre na próxima quinta-feira (31) a partir das 18h30 no auditório Deputado Francisco Passos.

Fundador do movimento negro em Aracaju, Carlos Trindade, é um dos convidados do Quintas Negras.

A ideia de reunir pensadores do movimento negro amplia a discussão sobre a constituição sergipana e avalia se de fato ela contribuiu para a comunidade também afrorreligiosa, e se realmente é um documento progressista”, afirma o coordenador da Elese, Irineu Fontes.

Serão abordados temas como o processo de abolição da escravatura, políticas raciais e quais os avanços das constituições nacional e estadual, entre outros, e como isso se reflete até hoje na população sergipana.

Entre os convidados estão a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê Sergipe (FUNCAP/SE), Conceição Vieira, a professora mestra em História do Brasil, Maria Nely, o fundador da União dos Negros de Aracaju (UNA), Carlos Trindade, e o Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/SE, Dr. Ilziver de Matos.

Esta é a terceira edição do projeto Quintas Negras – Xirê dos Saberes, que começou em julho deste ano. O objetivo é debater a multiplicidades dos saberes dos povos negros, o que inclui palestras e apresentações artísticas com o protagonismo e organização do movimento negro de Sergipe.

A primeira edição trouxe a influência negra na formação da cultura sergipana, nas artes, na música, no artesanato e na fé. Já a segunda edição trouxe o Julho das Pretas com a história das mulheres negras sergipanas.

30 anos da Constituição de Sergipe

A data de promulgação da carta magna de Sergipe foi comemorada pela Assembleia Legislativa com o 2º Simpósio Constituição de Sergipe, dias 8 a 10 de outubro, para uma reflexão sobre os resultados que este instrumento de cidadania trouxe para a população sergipana.

Quintas Negras – Xirê dos Saberes
Avanços da política para os negros nos 30 anos da Constituinte”
Data: 31 de outubro de 2019
Local: Auditório Deputado Francisco Passos – Escola do Legislativo (Elese)