logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Protagonismo das vozes e sons no entreterimento é tema do ‘Quintas Negras’

Estudantes com idade entre 13 e 15 anos, do nono ano dos Colégios Purificação e Pio Décimo participaram de mais uma edição projeto ‘Quintas Negras- Xirê dos Saberes’

Estimular as vozes e sons e impulsionar, ainda mais, a participação da população negra no mercado do entreterimento. Este foi objetivo da edição desta quinta-feira (18) do projeto ‘Quintas Negras- Xirê dos Saberes’ iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) por meio da Escola do Legislativo (Elese) deputado João de Seixas Dória. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) no auditório da Elese. 

Desenvolvido com a finalidade de dar voz às comunidades historicamente impactadas pela discriminação, preconceito e tentativas de invisibilidade social, a atividade educacional busca impulsionar a defesa dos seus direitos, e combate as discriminações. A ministrante foi  cantora e compositora sergipana Winnie Souza.

Na oportunidade, Winnie falou sobre a temática ‘Vozes e os Sons do Protagonismo Negro no Entreterimento’. “A gente precisa ver a nossa comunidade representada em todos os setores, e o objetivo é dialogar sobre a produção cultural que ainda tem nomes pontuais, para que a gente entenda a proporção destes artistas, e como podemos ajudar, contribuir e consumir o material produzido fazendo com essa cadeia se expanda e deixe um legado para as próximas gerações”, explicou.

 

A cantora e compositora destacou ainda, o aumento da presença do negro no mercado cultural  e a importância da internet da difusão do material produzido. “Falando em mundo, as produções tem tido uma maior pluralidade e diversidade bem maior. Já podemos ver roteiristas, atores, produtores num volume ainda pequeno, mas conseguimos ver uma movimentação diferente. Dialogar sobre isso é fundamental para fortalecer a causa e renove estes profissionais”, destacou Winnie Souza.

O Jornalista e atualmente  Coordenador de Assuntos Culturais da Elese, Beneti Nascimento defende que o trabalho visa a luta pela contínua pela  igualdade racial e a busca pela maior visibilidade dos trabalhos realizados pela população negra em Sergipe e no Brasil. “A ação representa oportunidade de combater o preconceito e também de debater, entender e refleti temas que são inerentes `a população negras. O espaço é aberto para pessoas exitosas e que tem papel fundamental na sociedade para que possa trazer um pouco da sua história e luta”, ressaltou.

Participação

A cantora e compositora sergipana Winnie Souza

 Estudantes com idade entre 13 e 15 anos, do nono ano dos Colégios Purificação e Pio Décimo participaram de mais uma edição projeto ‘Quintas Negras- Xirê dos Saberes’. Com olhares atentos para não perder um único detalhe os estudantes participaram de discussões com temáticas voltadas a garantia de direitos e aberturas de espaço, bem como, a representatividade.

A professora de língua portuguesa  Vera Lúcia disse que os assuntos debatidos no Quintas Negras- Xirê dos Saberes’ já são explorados em sala de aula. “A ação fortalece, ainda mais, os ensinamentos passados. O objetivo é que as crianças e jovens negros lutem e ocupem ainda mais espaços”.

A estudante Karen Ingrid (14) falou sobre a representatividade do tema. “Todos deveriam ter ciência que espaços como este acontecem e estão abertos para nós. Além de combater o preconceito, ele pode mudar o futuro e garantir das pessoas negras”.

 Winnie Souza

Winnie Souza é cantora e compositora sergipana. Ela também é formada em Rádio e TV (Senac), em Relações Internacionais (UFS), e é interprete em quatro idiomas.

A estudante Karen Ingrid

Cantora desde pequena, ela ganhou ainda mais destaque por ser uma das participantes sergipana dos reality musical “The Voice Brasil”. Hoje, ocupa uma cadeira na produção do ‘Prêmio Multishow de Música”.

Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo