Propriá comemora 215 anos de Emancipação Política

Nesta terça-feira (07), a cidade de Propriá, localizada na região do Baixo São Francisco, a 99 km de Aracaju (SE), comemora 215 anos de Emancipação Política.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) , o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB/SE), parabeniza todos os moradores do município de Propriá pelos seus 215 anos de Emancipação Política, que ao longo dos anos vêm preservando suas tradições.

“Propriá é uma cidade importante de Sergipe, de lá saíram grandes personalidades como o ministro Carlos Ayres de Britto. Tem um povo trabalhador, inteligente e ordeiro. Lá também tem um comércio grande e é uma cidade importante para o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou Luciano Bispo, acrescentando que “Propriá é fruto de um povo que sempre soube aliar criatividade e empreendedorismo”.

Conhecida como a princesinha do São Francisco, Propriá teve sua origem no princípio do século XVII, quando foi instalada uma missão jesuíta para catequese dos índios. O município liderava o comércio atacadista do Baixo São Francisco (Sergipe e Alagoas), devido a privilegiada localização às margens do rio, que proporcionou um rápido progresso na economia do Estado de Sergipe.

Em 5 de setembro de 1801, a cidade foi elevada a Freguesia à Vila, com solenidade festiva em 7 de fevereiro de 1802, por meio de Resolução Provincial nº 755 datada de 21 de fevereiro de 1866 elevada a categoria de cidade.

O Rio São Francisco, fonte de renda para dezenas de famílias locais que vivem da pesca, também é cenário da principal festa da cidade: a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da cidade. A festa de Bom Jesus acontece sempre no início do mês de Janeiro, com barcos enfeitados.

Por Agência de Notícias Alese