Propostas de João Marcelo sugerem contratação de profissionais da Saúde

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual João Marcelo (PTC) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (13), para anunciar duas proposituras de sua autoria que sugerem ao governo do Estado a contratação de profissionais de Saúde no combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Ele iniciou falando sobre uma indicação protocolada com o intuito de tentar avançar no combate ao vírus pedindo que o governo do Estado comece a convocar os profissionais de Saúde aprovados no último concurso público e que ainda não foram chamados pelo Executivo. “Os atendimentos aos pacientes com COVID (nas UTIs e leitos de enfermaria) têm sido cada vez mais recorrentes”.

Em seguida, o deputado falou do projeto de lei que protocolou defendendo que, havendo a necessidade de mais profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros) na “linha de frente” do combate ao vírus, o governo fica autorizando a contratar profissionais de outros países. “Esse é um apelo que faço à Mesa Diretora da Alese que dê prioridade e coloque para votação urgente”, disse, citando o exemplo de Minas Gerais.

Por fim, João Marcelo lembrou de quando era prefeito de Nossa Senhora das Dores, durante a epidemia de Chicungunha, quando também aumentou a quantidade de profissionais de Saúde para atender aquela demanda de pacientes. “Eu não vou comparar com essa pandemia de hoje, mas foi preciso aumentar o quadro de funcionários”.

Essas Clínicas de Saúde que funcionam 24 horas, custeadas com recursos próprios e repasses do governo do Estado, e são fundamentais para o atendimento da população. Quando eu era prefeito, o governador anterior deixou atrasar em 11 meses esses repasses. Isso deve ser regularizado e os prefeitos devem ter compromisso com os recursos que vieram para o combate à COVID-19”, disse, defendendo que a Alese produza um material amplo com todas as discussões que estão sendo feitas sobre este combate.

Foto: Jadílson Simões