A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (PromuAlese) promoveu uma roda de conversa no O Centro de Referência de Assistência Social do Brasil (CRAS) Astéria Fonte Góis localizado em Umbaúba. A ação faz parte do calendário de ações alusivas a campanha “Agosto Lilás” que acontece por meio (Alese) a Lei n ° 8.577/2019.
“Na oportunidade, foi explanado sobre a importância de combater a violência contra a mulher, a lei Maria da Penha, os cinco tipos de violência contra a mulher e como funciona o ciclo de violência, como e onde denunciar e quais os serviços da rede de atendimento a mulher no Estado”, destacou, assistente social, Marjana Almeida.
Durante a realização do “Agosto Lilás” são promovidas ações de conscientização em parceria com os organismos estaduais de políticas para mulheres. Também são prestadas esclarecimentos sobre os variados tipos de violência: psicológica, sexual, patrimonial e moral.
“Participaram homens e mulheres que são usuários do CRAS. Eles participaram bastante, contaram experiências e tiraram dúvidas sobre denúncia, dependência emocional e ciclo de violência”, finalizou a assistente social, Marjana Almeida.
Canais
Denúncias deste gênero podem ser realizadas no Disque 180 que é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processo. Outro importante canal é o Disque-Denúncia pelo contato 181.As denúncias de violência de gênero também podem ser realizadas em delegacias.
A roda de conversa foi realizada na terça-feira,27.
Foto: PromuAlese