logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Promualese celebra Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher com palestra

25/5/2022
Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Promover um espaço de reflexão e conscientização sobre a importância da prevenção de doenças e a saúde mental na mulher. Foi com esse objetivo que a Procuradoria da Mulher (Promu/Alese) promoveu nessa quarta-feira (25) palestras alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Saúde Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna celebrada no dia 25 de maio. A ação aconteceu no Aracaju Parque Shopping.

De acordo com a coordenadora da Promualese Patrícia Erlichman, a proposta da palestra é estimular mais as mulheres para o autocuidado com a saúde. “ Nós mulheres cuidamos de tanta gente, mas quem cuida da gente? O nosso foco é chamar a atenção para a importância dos exames preventivos como forma de evitar problemas futuros”, falou.

A enfermeira Ernânia Leite foi uma das palestrantes na ação. Para ela, é de extrema importância destacar a data. “Hoje é comemorado o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher. A data foi instituída no ano de 1984 no ápice da mortalidade materno-infantil e foi a partir deste momento que iniciou as diretrizes sobre a saúde feminina. A palestra  marca a importância dos cuidados com a saúde e também da prevenção de doenças como: os cânceres de colo de útero e mama e também da hipertensão que vem cada vez mais acometendo mulheres no Brasil e no mundo”, destacou.

Outra palestrante que participou da ação promovida pela Procuradoria da Mulher da Alese foi a enfermeira Aretuza de Oliveira Santos . Ela venceu o câncer em dois momentos de sua vida e contou todas as experiências vivenciadas no livro “Resiliência”. Na oportunidade, ela fez um paralelo entre a saúde da mulher e a violência doméstica.

“A violência contra a mulher também contribui para adoecimento dela. É importante lembrar que quando muitas doenças começam a apresentar os sintomas, o psicológico já está muito afetado. Essa palestra tem o intuito de provocar o autoconhecimento desta mulher, combata e o ciclo de violência, e também para que ela entenda o papel dela na sua casa, trabalho e também na sociedade”, declarou.

Quem acompanhou atentamente as palestras foi a servidora pública Ana Lúcia Filipin. Ela conta que acompanha todo o trabalho realizado pela Promualese voltado para combate da violência doméstica. “A violência doméstica implica diretamente na saúde psicológica da mulher. Ações como esta que trazem a comunidade para perto da Assembleia promovem a reflexão e mais conhecimento da saúde como um todo”, disse.

A ação foi finalizada com a apresentação cultural do Grupo de Capoeira Mongoliza de Nossa Senhora do Socorro.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo