logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto Salve visita Alese

Na manhã dessa quinta-feira (21), o enfermeiro Ronei Barbosa, coordenador do Projeto Salve- Corrente de Assistência à Vida,  esteve  reunido com o presidente do Legislativo, o deputado Luciano Bispo (MDB), a fim de somar esforços no sentido de propiciar capacitação do Projeto, que tem como  objetivo orientar a população a reconhecer uma parada cardio-respiratória, bem como realizar de imediato os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, através da utilização do desfibrilador externo automático (DEA), idealizado pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Cooperativa Médica de Sergipe (Somese), Cooperativa de Anestesiologia de Sergipe (Coopanest-SE), o Samu 192 (CBM-SE).

De acordo com Ronei, o Projeto Salve- Corrente de Assistência à Vida, atualmente conta com uma equipe de voluntários multidisciplinar de aproximadamente 100 pessoas e tem um ano de atuação, onde nesse primeiro momento é  realizado um monitoramento das instituições que já possuem o DEA, para justamente se saber como estão estes equipamentos, e se as pessoas estão capacitadas para realizar o manuseio. O curso de capacitação é gratuito e realizado pelos voluntários, explicou.

Em Aracaju existe a Lei Nº 3333/2005, que dispõe sobre a obrigação de treinamento e capacitação de pessoal em prestar suporte básico de vida e sobre o uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) nos estabelecimentos e locais públicos ou privados de grande concentração de pessoas, onde deverão ter pessoal treinado em suporte básico de vida, esclareceu o coordenador do projeto.

Enfermeiro e coordenador do Projeto Salve, Ronei Barbosa

Ronei Barbosa salientou ainda a importância de se ter o DEA, bem como o manuseio do equipamento, baseado em estudos científicos que  comprovam quando  se tem o reconhecimento precoce associada a desfibrilação precoce, o indivíduo sai de uma estatística de 2% de chance da vítima retornar, para 75% .

No caso da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o coordenador do Projeto Salve informou que a Casa dispõe do  desfibrilador externo automático (DEA), e a visita ao presidente Luciano Bispo também tem o proposito  de verificar qual o estado em que o aparelho se encontra, bem como oferecer o treinamento aos servidores, uma vez  que  não sabe qual periodicidade isso acontece, no sentido de atualização de conhecimento. Segundo Ronei, o que normalmente ocorre é normalmente é o treinamento do equipamento apenas quando é adquirido.

Participaram da visita também, os deputados estaduais Capitão Samuel e Luciano Pimentel, e o diretor de comunicação da Alese, Marcos Aurélio.

 

Por Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo