logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto reconhece Monumento ao Padre Cícero como patrimônio cultural imaterial

Foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei nº 305/2025, que reconhece o Monumento ao Padre Cícero, localizado no município de Propriá, como patrimônio cultural imaterial do Estado de Sergipe. A proposta é de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos).

Padre Cícero Romão Batista, popularmente conhecido como “Padim Ciço”, é uma das figuras mais emblemáticas da religiosidade nordestina, com forte influência sobre comunidades que, movidas pela fé, realizam romarias e outras manifestações de devoção. A escultura de 15 metros de altura, inaugurada em dezembro de 2024 em Propriá, integra o Complexo Filantrópico e Turístico do Instituto São Peregrino, e representa não apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo de fé viva, que congrega devotos de toda a região do Baixo São Francisco.

“O monumento já se configura como atrativo de turismo religioso e cultural: recebe romeiros, devotos, turistas, atraindo fluxo de visitantes que se destinam ao Mirante do Padre Cícero, ao museu, à Casa de Milagres, entre outros espaços do complexo. Esse movimento contribui para o fortalecimento do comércio local, dos serviços, da hospedagem, da alimentação, gerando emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento sustentável para Propriá e para a região”, destacou a deputada Carminha Paiva na justificativa do projeto.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo