Foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei nº 305/2025, que reconhece o Monumento ao Padre Cícero, localizado no município de Propriá, como patrimônio cultural imaterial do Estado de Sergipe. A proposta é de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos).
Padre Cícero Romão Batista, popularmente conhecido como “Padim Ciço”, é uma das figuras mais emblemáticas da religiosidade nordestina, com forte influência sobre comunidades que, movidas pela fé, realizam romarias e outras manifestações de devoção. A escultura de 15 metros de altura, inaugurada em dezembro de 2024 em Propriá, integra o Complexo Filantrópico e Turístico do Instituto São Peregrino, e representa não apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo de fé viva, que congrega devotos de toda a região do Baixo São Francisco.
“O monumento já se configura como atrativo de turismo religioso e cultural: recebe romeiros, devotos, turistas, atraindo fluxo de visitantes que se destinam ao Mirante do Padre Cícero, ao museu, à Casa de Milagres, entre outros espaços do complexo. Esse movimento contribui para o fortalecimento do comércio local, dos serviços, da hospedagem, da alimentação, gerando emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento sustentável para Propriá e para a região”, destacou a deputada Carminha Paiva na justificativa do projeto.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese
