logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto reconhece como artistas os cantadores, cordelistas e xilogravuristas

Por Wênia Bandeira

Foi aprovado na quinta-feira, 17, o Projeto de Lei Ordinária Nº 103/2019, de autoria do deputado Iran Barbosa (PT) que  reconhece e valoriza as atividades de cantador, cordelista e xilogravurista como profissões artísticas. O texto estabelece diretrizes para as políticas públicas em Cultura, Turismo e Educação, no âmbito do estado, voltadas para o incentivo da literatura de cordel, da cantoria e da xilogravura. “Cuida de sugerir formas de valorização, especialmente no âmbito das políticas públicas, reconhecendo a importância desses profissionais e a lacuna no que concerne à existência de políticas públicas voltadas para a sua valorização”, esclarece o deputado.

O projeto considera poetas cantadores os intérpretes de gêneros musicais populares, incluindo o coco, violeiros improvisadores, emboladores e aboiadores. Xilogravurista é o artesão que produz gravura em madeira, entalhando um desenho, reproduzido posteriormente em papel.

O objetivo é inserir estas artes na área de Cultura, Turismo e Educação. Além disso, o projeto garante recursos incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para publicação de três folhetos de cordel e um CD para cordealista, de um CD ou DVD para cantador em atividade, de dez trabalhos de xilagravura para cada xilogravador e incentivo financeiro para espaços de exposição de literatura em cordel, cantoria e xilogravura existentes em Sergipe. Além disso, prevê dotação financeira para incentivar práticas pedagógicas em sala de aula. Após ser sancionada pelo governador Belivaldo Chagas, a lei deverá entrar em vigor em até 180 dias, contados da data de sua publicação.

Foto – Turismo Sergipe

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo