logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto ‘Quintas Negras- Xirê dos Saberes` debaterá racismo religioso

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por meio da Escola do Legislativo (Elese) deputado João Seixas Dória realiza mais uma edição do projeto  ‘ Quintas Negras – Xirê do Saberes’. A ação está marcada para o próximo dia 22 de setembro a partir das 9h da manhã e traz como tema: “Racismo Religioso e resistências do povo de santo e do nosso sagrado”. A programação cultural  acontece mensalmente as quintas-feiras. Nesta edição,  contará com a exibição do curta-metragem: ‘’Os caminhos de Xangô – a resistência das religiões afro-brasileiras’’. Já a  palestra será ministrada pelo Prof. doutor  do Departamento de Museologia  da Universidade Federal de Sergipe e babalorixá, Fernando Aguiar.

”A oferta de discussões e debates  sobre as questões ético-raciais dentro da Casa Legislativa é uma forma de reconhecimento e promoção justiça social por meio de atividades reflexivas de temas tão atuais que promovem a conscientização da sociedade. O debate inicia a partir da Constituição de 1988, quando se afirma que o Estado Brasileiro é laico, mas as pessoas, principalmente que as  que seguem as manifestações de matrizes africanas, são vítimas do racismo religioso de forma institucional quanto de seguidores de outros credos.  O foco é falar sobre o racismo e provocar essas discussões na sociedade”, destacou Fernando Aguiar. 

 O projeto ‘Quintas Negras’ da Alese é o único com temáticas raciais em espaços públicos no Sergipe e no Brasil. ” Ele surgiu em 2019, como forma de aproximar a população sergipana da casa legislativa. Sempre trazemos como convidados, professores e militantes  ligados a temática racial, líderes comunitários, cineastas, artistas, representantes de religiões de matrizes africanas.  O foco é promover a conscientização e visando  a igualdade racial”, falou a escritora, assessora de Cultura da Escola do Legislativo e responsável pelo projeto Quintas Negras, Vera Vilar. 

Alese Contra o Racismo

Na quinta-feira, 1, a Assembleia Legislativa de Sergipe lançou a  Campanha “Alese Contra o Racismo” que tem como objetivo a promoção do enfrentamento ao racismo e debate de temas atuais referentes as vivências da comunidade negra em Sergipe e no Brasil.  A campanha é uma ação coordenada pela Diretoria de Comunicação da Alese, derivado do trabalho em conjunto da Agência de Notícias Alese, do Núcleo de Projetos Especiais e da TV Alese. A proposta são as contribuições e participações da comunidade negra e proporcionando ainda mais conscientização para a população sergipana.

Debatedores

 Além de palestras, o projeto `Quintas Negras –Xirê dos Saberes` conta com debates  e roda de conversas com os participantes. O objetivo é a prestar ainda mais informações para a população com promoção da igualdade racial e combate a intolerância racial e religiosa. Nesta edição participam:

Dr. Ilzver Matos, doutor em Direto (PUC-Rio); Diretor da DDH na Secretaria Municipal da Assistência Social (PMAJU); 2º lugar geral no concurso público 2019 para Professor Titular em Direito (UFS).

Dra. Ana Paula Miranda, doutora em Antropologia; professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFF/RJ);Pesquisadora do INCT/InEAC.

Martha Sales Costa, Especialista em Antropologia; Graduada/Licenciada em Sociologia; coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró (Casa de Mar); sócia-fundadora e membro da Sociedade Omolàiyé; membro do Conselho da Organização de Mulheres de Axé do Brasil; Yalaxé no Ilê Axé Omin Mafé.

Dra. Yérsia Souza de Assis, pós-Doutoranda em História (UFS); doutora em Antropologia Social (UFSC); Professora e Antropóloga; preta nagô do Samba de Aboio de Santa BarbaraEkédjí no Ilê Axé Omin Mafé

 

Matéria editada na segunda-feira (05/09/2022) para acréscimo de horário.

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo