logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto Quintas Negras de novembro homenageia os escritores sergipanos

Por Fernanda Queiroz (Assessora de Comunicação/Elese)

Para contar a história da literatura negra em Sergipe, a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese) traz nesta quinta-feira (14) o projeto Quintas Negras, com uma roda de conversa sobre os escritores sergipanos e a multiplicidade de saberes da literatura negra. A discussão acontecerá no auditório Deputado Francisco Passos às 14h. O evento será finalizado com o lançamento de dois livros do autor Severo D’Acelino, na Galeria de artes a partir das 17h30.

A edição deste mês entra para as atividades do estado pelo Mês da Consciência Negra. Para o coordenador da Elese, Irineu Fontes, a Escola termina o ano com mais um projeto consolidado. “Nós contamos muito com o movimento negro para realizar todos esses encontros. Estamos preparando mais a última edição trazendo a história do cantor, Irmão”, revela Fontes.

Na edição de outubro, a ex-deputada estadual Conceição Vieira falou sobre política para os negros com mais três representantes do movimento em Sergipe.

Com o tema “O negro e a literatura sergipana”, as palestrantes Vera Vilar e Alessandra Corrêa, além dos professores Wagner Lemos e Romero Venâncio, discutirão com o público sobre os autores sergipanos, as mulheres negras na literatura, a filosofia e a literatura sergipana, e também apresentarão a história do escritor Santos Souza.

Escritora, imortal da Academia Propriaense de Letras, a pesquisadora popular Vera Vilar vai apresentar a história de mais de 40 escritores e escritoras negros para mostrar a diversidade e a pluralidade de autores do estado. “Eu vou trazer mais 43 escritores sergipanos, homens e mulheres, que se reconhecem sua negritude. A escrita negra sergipana é riquíssima e não tenho dúvidas que seja a base da educação de Sergipe. Selecionei os mais conhecidos e que entendem o seu papel social enquanto autores negros”, reforçou Vilar.

Logo após a roda de conversa com convidados, a programação segue para o lançamento de dois livros do escritor Severo D’Acelino. “Raízes Negras” e “Cânticos de Contar Contos” traz poesias mais de 300 poemas. Severo já publicou quatro livros, o último lançado em novembro do ano passado foi “Opará Revisitado”.

Severo D’Acelino

Considerado um dos maiores griôs (guardião da memória da história oral de um povo ou comunidade) vivos de Sergipe, D’Acelino é ator, escritor, poeta, dramaturgo, coreógrafo, palestrante e pesquisador de assuntos afro indígenas. É militante, fundador dos movimentos negros em Sergipe, Bahia e Alagoas.

Como ator, interpretou Chico Rei (filme homônimo), Alfredão (em Tereza Batista), Calendário (em Espelho D’Água), e mais recentemente como Capitão Eugênio Etore (em Velho Chico), seu personagem revisita o Rio São Francisco ao navegar no Gaiola Encantado que recolhia as almas das pessoas que morriam afogadas no rio.

Já publicou quatro livros: Panáfrica África Iya N’la, Mariow: o terreiro de B’A Emiliana; O negro na conjuntura nacional: racismo nas escolas e a educação de Sergipe; e Opará Revisitado.

Serviço:

Projeto Quintas Negras – O negro e a literatura sergipana
Data: 14 de novembro de 2019
Local: Auditório Deputado Francisco Passos (Elese)

Programação:
14h30 Abertura

15h
Roda de conversa:
Autores Sergipanos” com Vera Vilar
Mulheres Negras na Literatura” com Alessandra Corrêa
Filosofia e Literatura Negra” com Romero Venâncio
Santos Souza, um argonauta do nosso tempo” com Prof. Wagner Lemos

17h30 Lançamento dos livros “Raízes Negras” e “Cânticos de Contar Contos” do autor Severo D’Acelino (Galeria de artes)

Fotos: Tarciso Nino/Elese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo