O Projeto de Lei nº 177/2023, de autoria da deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos), foi aprovado pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e institui a Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino no âmbito do estado.

Deputada Áurea Ribeiro
A Semana será celebrada, anualmente, no mês de novembro, em todo o território sergipano, com o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, além de fomentar, divulgar e fortalecer o empreendedorismo feminino em Sergipe.
A iniciativa prevê ampla divulgação das ações e autoriza o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, a estabelecer e organizar as atividades a serem desenvolvidas durante o período.
Eventos e programação
Os eventos poderão ser realizados de forma integrada entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo, universidades e faculdades, empresas privadas, entidades, conselhos estaduais e municipais, associações de bairro, órgãos interessados e pessoas físicas. As atividades poderão ocorrer em espaços públicos e/ou privados que disponham de estrutura adequada.
A Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino terá como foco a realização de encontros, palestras, feiras, workshops e oficinas voltadas à divulgação, ao fortalecimento e ao incentivo do empreendedorismo feminino. A proposta também busca valorizar as mulheres como protagonistas no ambiente empresarial e encorajar aquelas que desejam empreender, mas ainda não iniciaram suas atividades.
Durante a programação, serão desenvolvidas ações destinadas a promover a liderança feminina, dar visibilidade às mulheres que gerenciam negócios, conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas empreendedoras, contribuir para a superação de barreiras sociais e preconceitos, incentivar a formulação de políticas públicas e criar espaços de diálogo para o compartilhamento de experiências, ideias e novas oportunidades de negócios.
Foto: Governo de Sergipe
