logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto de Lei declara a empada de aratu de Terra Caída como patrimônio cultural de Sergipe

Por Assessoria do Parlamentar

Quem visitar o povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, região Sul de Sergipe, não pode deixar de experimentar a conhecida empadinha de aratu do Seu Pascásio, comercializada na localidade há mais de 50 anos pelo mestre na culinária popular Pascásio Custódio da Costa, 85 anos, sendo o prato mais atrativo do Restaurante Frutos do Mar, de sua propriedade, que funciona próximo à rampa de embarque para a balsa que faz a travessia do Rio Piauí.

Feita com catados do crustáceo aratu, presente na região, a iguaria, de preparo próprio e sabor único e marcante, é reconhecida no litoral sul do estado e é um dos grandes atrativos culinários para os turistas e visitantes que passam pelo povoado Terra Caída.

Por essa singularidade, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, apresentou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei 277/2021, que declara a Empadinha de Aratu do povoado Terra Caída, município de Indiaroba, patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe.

“É difícil estar em Terra Caída e não ser seduzido pelo cheiro delicioso das empadas produzidas pelo senhor Pascásio. Quem prova reconhece que elas são uma verdadeira maravilha gastronômica. Por essa singularidade no modo de fazer, por seu sabor único e por sua identidade como um prato da culinária daquela comunidade, compreendemos que é merecido o reconhecimento desta empada de aratu como um patrimônio da nossa cultura e que deve ser preservado e passado para as próximas gerações”, explicou o deputado Iran Barbosa.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo