logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto de Lei cria o Dia Estadual do Ostomizado

Por Wênia Bandeira

Em votação realizada na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária Nº 327/2020, de autoria do deputado Doutor Samuel (Cidadania). O PL institui o Dia Estadual do Ostomizado e o inclui no Calendário Oficial de eventos do estado.

A data deverá ser celebrada anualmente no dia 16 de novembro. A ostomia é uma abertura de um orifício em um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário. O procedimento é necessário em casos de perfuração acidental no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga.

“Para essas pessoas, o isolamento social é frequente, porém, quando é realizado um trabalho de assistência com uma equipe multiprofissional, composta de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros, percebe-se que é possível ter qualidade de vida mesmo com essa condição. A instituição da data pretende auxiliar na divulgação sobre a realidade dessas pessoas, possibilitando a realização de campanhas em busca da construção de políticas públicas que garantam os direitos dos ostomizados, conscientizando e mobilizando a população sergipana para conhecer, respeitar e combater o preconceito em relação à pessoa”, declarou o parlamentar.

O PL seguirá para sanção do governador Belivaldo Chagas.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo