logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto de Iran que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana é aprovado

Por Assessoria do Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 173/2021, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana. Com a aprovação, o Projeto segue agora para a sanção governamental.

Iran agradeceu aos colegas parlamentares pela aprovação da proposta, lembrando que ela nasceu do diálogo com as representações de ciganos do país e teve como base uma data nacional já existente.

Além de instituir o dia comemorativo, o nosso objetivo é garantir o reconhecimento do povo cigano, visto que ainda são escassas as políticas públicas garantidoras de cidadania a esses povos, visto que grande parcela dessa população continua sem contar com ações em favor de registro civil, saúde e educação, por exemplo”, explicou.

Esse será o ponto de partida para que nós busquemos desenvolver outras políticas públicas que deem visibilidade e assegurem direitos a essa parcela da população, que, inclusive, existe no nosso Estado. Por exemplo, nós não temos o detalhamento dos dados oficiais que identifique, de forma adequada, a presença da população cigana em Sergipe e sua contribuição à nossa sociedade e à nossa cultura”, acrescentou o autor do projeto.

O projeto aprovado dispõe que o Dia Estadual da Etnia Cigana deverá ser comemorado, anualmente, no dia 24 de maio.

O Dia Nacional do Cigano foi instituído pelo presidente Lula, em maio de 2006, e a data 24 de maio foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. Sendo assim, trouxemos a data comemorativa nacional para o âmbito do estado de Sergipe”, informou.

Fico feliz com a sua aprovação e torço para que o projeto seja sancionado. Esse é um processo que representa o início de uma tentativa de diálogo com as instituições públicas para buscarmos tirar os povos de Etnia cigana da invisibilidade”, finalizou Iran Barbosa.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo