Projeto de Georgeo Passos pode instituir Tribuna do Povo

A população poderá ganhar um importante espaço dentro da Assembleia Legislativa. No início deste mês, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, protocolou o Projeto de Resolução Nº 32/2015, que deseja instituir a Tribuna do Povo.

A ideia é oferecer um espaço para que qualquer um possa se expressar ante o Legislativo. Caso a resolução seja aprovada, ficaria estabelecido que, na primeira quinta-feira de cada mês, durante as sessões ordinárias, os 30 primeiros minutos do grande expediente serão utilizados por até dois oradores que ocupariam a tribuna para tratar sobre assuntos de interesse coletivos.

Autor do projeto, o deputado estadual Georgeo Passos explica que a intenção é tentar reaproximar a Alese da população. “Hoje, há um claro distanciamento. O povo praticamente não acompanha os trabalhos da Casa e geralmente as galerias estão vazias. Entendemos que é salutar instituir essa Tribuna para que os representantes da população possam ocupar o seu espaço no Legislativo”, afirma.

O projeto já existe em outras Assembleias e também na Câmara de Vereadores de Aracaju. Em duas oportunidades no passado, proposituras semelhantes, a exemplo, da proposta pelo ex-deputado Jorge Araújo, tentaram implementar uma tribuna livre, mas não foram adiante.

Para Georgeo, a iniciativa é ideal para dar um caráter mais popular ao parlamento. “É isso o que falta para aproximar novamente o povo da Assembleia: dar espaço para que eles falem aquilo que estão sentindo”, assegurou o deputado.
Por Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos (Daniel Soares)

Foto: Ascom Parlamentar