Projeto da Elese estimula abertura de escolas do legislativo no interior

Por Ethiene Fonseca

Promover a cidadania através da educação. Esse é um dos principais objetivos da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), órgão vinculado à Assembleia Legislativa. Inicialmente, a ideia era que a instituição funcionasse como um centro de capacitação, com cursos voltados principalmente para os servidores do órgão. Mas, com a diversificação das atividades desenvolvidas, a Escola passou a chamar a atenção das câmaras dos municípios no interior de Sergipe.

Visando levar conhecimento sobre educação cidadã para o interior do estado, a direção da Elese criou o Conecta, projeto que pretende não apenas oferecer cursos e oficinas, como também estimular a implantação de escolas a serem mantidas pelo legislativo municipal. Em 2021, o Conecta esteve em Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro e Estância para discutir a implantação das escolas.

Isabela Mazza, diretora da Elese

“O município de Estância já criou a sua escola. Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga ainda estão se articulando. Inclusive, já tem três municípios que vamos visitar com o Conecta esse ano, que são Porto da Folha, Riachuelo e Barra dos Coqueiros. A ideia é fazer essas visitas a partir de fevereiro”, adiantou a diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, que também é membro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

Ela informa ainda que alguns municípios sergipanos já possuem escolas legislativas, mas elas não funcionam. O objetivo por trás do Conecta é promover capacitações e prestar assessoria para que as escolas possam a ofertar cursos à sociedade, como é o caso da Escola do Legislativo de Estância. Estão programados para o próximo mês a realização de algumas capacitações na instituição promovidas pela Elese.

Edneusa Melo, da Escola do Legislativo de Estância

“O primeiro curso em Estância será sobre português para redação oficial, com as regras e a atualização gramatical. Também está programado um curso sobre organização e gestão de documentos no âmbito do Poder Legislativo. Temos ainda uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. É muita coisa que pretendemos fazer. Estamos bem empolgados”, complementa a diretora da Elese.

Em setembro do ano passado, a diretora da Escola do Legislativo de Estância, Edneusa Melo, esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe visitando o presidente, deputado estadual Luciano Bispo, para estreitar a parceria entre o poder legislativo municipal e estadual. “Nós marcamos uma reunião com o presidente da Assembleia, que nos recebeu de forma extremamente atenciosa. Nós colocamos os nossos objetivos, o nosso desejo de promover, de ampliar, de trabalharmos a cidadania, de podermos ofertar, capacitar os servidores com cursos. Ele abriu as portas, disse que a Elese estaria à disposição”, relembra Edneusa.

A gestora também destaca o suporte dado pela direção da Escola do Legislativo da Assembleia à implementação dos projetos desenvolvidos pelo Poder Legislativo do município. “Essa parceria surgiu dessa necessidade de incrementarmos e atingirmos o objetivo da Escola do Legislativo de Estância. A Elese foi e é esse suporte que está dando para nós toda a condição técnica e de orientação para que coloquemos os nossos projetos em andamento”, finaliza.

Foto: Jadilson Simões