Luciano Bispo conversa com diretoras de Escolas Legislativas

Por Stephanie Macêdo

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (23), a visita da diretora da Escola do Legislativo Dom José Bezerra Coutinho, da Câmara de Vereadores de Estância, Edneusa Melo, e da diretora da Escola do Legislativo da Alese, Isabela Mazza. Eles trataram sobre perspectivas de novos projetos, a exemplo de parcerias com as Casas Legislativas.

Isabela Mazza, diretora da Escola do Legislativo da Alese

De acordo com a diretora da Escola do Poder Legislativo (Elese), a ideia de difundir e multiplicar a educação cidadã e a educação legislativa é um lema da Escola  Legislativa do Poder Legislativo de Sergipe. Mazza explica que a parceria com a Escola do Legislativo Dom José Bezerra Coutinho, do município de Estância, é o início de um grande trabalho a ser realizado nas Câmaras Municipais da região Sul e Centro Sul de Sergipe.

“Está tendo uma demanda muito grande das Câmaras de Vereadores da Região Sul de Sergipe, eles estão buscando informações, buscando cursos para capacitação dos servidores e vereadores dessas Câmaras Legislativas. Eles vieram nos procurar e  vamos começar essa parceria. Além de parcerias para cursos, a Elese já  vem desenvolvendo um projeto e começando um processo de caminhar nos municípios para incentivar a criação de Escolas do Legislativo nas Câmaras Municipais. A ABEL, que é a Associação Brasileira de Escolas Legislativas, tem apoiado, inclusive hoje eu estou como diretora Nordeste – foi eleita uma chapa, isto há um mês atrás -, e represento da Bahia até o Maranhão, e a gente está nessa luta por difundir, ampliar e cada vez entrar em cada cantinho de todo o Estado”, explicou.

Edneuza Melo, diretora da Escola do Legislativo de Estância

A diretora da Escola do Legislativo de Estância, Edneusa Melo, destacou a importância de os munícipes  participarem dos cursos. “Além do que a escola já possui, vamos fortalecer a questão de levarmos a necessidade de promover a todos a importância do seu papel como cidadão e servidor público”, disse.

Edneusa conta que a Escola do Legislativo de Estância  já promoveu mais de 12 cursos e concedeu exatos 320 certificados aos participantes. ” Já fomos procurados por outras Câmaras Municipais, a exemplo de Itaporanga e Propriá. Eles querem conhecer a sistemática e o funcionamento para abrirem as escolas”, contou.

Fotos: Jadilson Simões