Por Ethiene Fonseca
Promover a cidadania através da educação. Esse é um dos principais objetivos da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), órgão vinculado à Assembleia Legislativa. Inicialmente, a ideia era que a instituição funcionasse como um centro de capacitação, com cursos voltados principalmente para os servidores do órgão. Mas, com a diversificação das atividades desenvolvidas, a Escola passou a chamar a atenção das câmaras dos municípios no interior de Sergipe.
Visando levar conhecimento sobre educação cidadã para o interior do estado, a direção da Elese criou o Conecta, projeto que pretende não apenas oferecer cursos e oficinas, como também estimular a implantação de escolas a serem mantidas pelo legislativo municipal. Em 2021, o Conecta esteve em Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro e Estância para discutir a implantação das escolas.
“O município de Estância já criou a sua escola. Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga ainda estão se articulando. Inclusive, já tem três municípios que vamos visitar com o Conecta esse ano, que são Porto da Folha, Riachuelo e Barra dos Coqueiros. A ideia é fazer essas visitas a partir de fevereiro”, adiantou a diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, que também é membro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Ela informa ainda que alguns municípios sergipanos já possuem escolas legislativas, mas elas não funcionam. O objetivo por trás do Conecta é promover capacitações e prestar assessoria para que as escolas possam a ofertar cursos à sociedade, como é o caso da Escola do Legislativo de Estância. Estão programados para o próximo mês a realização de algumas capacitações na instituição promovidas pela Elese.
“O primeiro curso em Estância será sobre português para redação oficial, com as regras e a atualização gramatical. Também está programado um curso sobre organização e gestão de documentos no âmbito do Poder Legislativo. Temos ainda uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. É muita coisa que pretendemos fazer. Estamos bem empolgados”, complementa a diretora da Elese.
Em setembro do ano passado, a diretora da Escola do Legislativo de Estância, Edneusa Melo, esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe visitando o presidente, deputado estadual Luciano Bispo, para estreitar a parceria entre o poder legislativo municipal e estadual. “Nós marcamos uma reunião com o presidente da Assembleia, que nos recebeu de forma extremamente atenciosa. Nós colocamos os nossos objetivos, o nosso desejo de promover, de ampliar, de trabalharmos a cidadania, de podermos ofertar, capacitar os servidores com cursos. Ele abriu as portas, disse que a Elese estaria à disposição”, relembra Edneusa.
A gestora também destaca o suporte dado pela direção da Escola do Legislativo da Assembleia à implementação dos projetos desenvolvidos pelo Poder Legislativo do município. “Essa parceria surgiu dessa necessidade de incrementarmos e atingirmos o objetivo da Escola do Legislativo de Estância. A Elese foi e é esse suporte que está dando para nós toda a condição técnica e de orientação para que coloquemos os nossos projetos em andamento”, finaliza.
Foto: Jadilson Simões