Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei (PL) N 474/2023 que reconhece e declara a Paróquia e Santuário “Nossa Senhora da Vitória”, situada do município de São Cristóvão, como bem de interesse cultural do Estado de Sergipe. A propositura é de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP).
De acordo com a propositura, a paróquia é o primeiro templo católico foi o primeiro construído no estado de Sergipe e entre 1637 a 1645, período de domínio Holandês no município de São Cristóvão, a Paróquia dedicada à mãe de Deus, Nossa Senhora da Vitória, foi palco de fortes ataques, tendo em vista que a cidade serviu de sede e base para guerrilhas portuguesas.
A Paróquia exerce até hoje demasiada influência religiosa, cultural e social sobre todo o território e sociedade sancristovense, visto que sempre teve como uma das suas missões divinas o trabalho missionário e pastoral, ofertando saúde e educação à toda população, sendo criado, inclusive, o Centro Social Santa Clara.
“O Centro Social Santa Clara funcionava nas dependências da sede paroquial, bem como em suas comunidades adjacentes, ofertando cursos diversos à toda população que se encontrava em vulnerabilidade social e econômica no Município de São Cristóvão, a exemplo de corte e costura, escolas radiofônicas, bordados à mão e arte culinária”, explica o deputado Neto Batalha.
Com 415 de existência, a igreja foi elevada à “Paróquia Santuário” e continua exercendo forte influência religiosa e social, em São Cristóvão.
Foto de Capa: Prefeitura de São Cristóvão