Programa “Patrulha Maria da Penha” é debatido na Alese

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social de Aracaju, Maria Teles, foi entrevistada na TV Alese, nessa sexta-feira (28), quando fez várias abordagens em defesa da mulher negra contra o preconceito e sobre o programa “Patrulha Maria da Penha” que está sendo elaborado pela Secretaria de Assistência em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Cidadania.

Sobre o programa, a representante da PMA disse que “a Patrulha Maria da Penha será um importante instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher, como uma espécie de rede de enfrentamento e promoção de políticas públicas. O projeto está em fase de elaboração e desenvolvido através da Guarda Municipal, E para a gente viabilizar recursos é necessário um projeto para se buscar parcerias”.

Segundo Maria Teles a luta da mulher negra contra o preconceito ainda é uma constante em Aracaju. “Nosso trabalho é incessante contra a violação dos direitos das mulheres. E o que mais chama a atenção é que na maioria dos casos as agressões se dão contra mulheres negras. O próprio Mapa da Violência mostra que 54,2% de assassinatos contra mulheres são de negras. No emprego ainda temos diferenciações salariais. É contra esse tipo de preconceito, contra essas agressões que nós nos empenhamos e lutamos”.

Por fim, Maria Teles avaliou como positiva a programação de atividades contra o preconceito desenvolvidas ao longo do mês de Julho e lembrou que no último dia 25 foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra. “A Secretaria de Assistência Social, através da diretoria de Direitos Humanos, intensificou uma programação bastante ampla e vamos encerrar as atividades deste mês, com um ato cultural nesta sexta-feira, a partir das 17h30, embaixo da ponte do Bairro Industrial, com apresentações de grupos artísticos e culturais, predominantemente afros”, disse, confirmando as presenças das secretárias municipais Eliane Aquino (Assistência Social), Cecília Tavares (Educação) e Waneska Barboza (Saúde).

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões