Professores são homenageados com Medalha Manoel Bonfim

Em uma Sessão Especial bastante concorrida, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, entregou até o início da tarde dessa quarta-feira (24), a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim, honraria concedida anualmente a profissionais do Magistério, ainda em alusão ao Dia do Professor (15 de outubro). A deputada estadual Ana Lula (PT), que está em fase de conclusão de seu quarto mandato na Casa e não disputou a reeleição para retornar à sala de aula a partir de 2019, também foi homenageada.

Foram celebrados os professores Ada Augusta C. Bezerra (in memoriam); Alexandrina Luz Conceição; Beatriz Góis Dantas; Elcina Batista dos Santos; Francisco Silva de Azevedo (Chicão); José Alexandre F. Diniz; José Ibarê Costa Dantas; José Paulino da Silva; Judite Oliveira Aragão; Lianna de Melo Torres; Maria do Carmo Oliveira da Fonseca; Maria Nele Santos Ribeiro; Walburga Arns da Silva. Além de Ana Lula também participaram da escolha dos homenageados os deputados estaduais Garibalde Mendonça (MDB), Goretti Reis (PSD) e Luciano Bispo (MDB).

Ana Lula

Após a entrega das medalhas, coube a deputada Ana Lula fazer a saudação de todos em nome da Assembleia Legislativa. “É por acreditar que a educação é um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento político, socioeconômico e cultural de uma nação que o educador Manoel Bonfim produziu uma obra escrita que revela um pensador original e não articulado às ideias correntes na época; sua interpretação de Brasil apoia-se na análise histórica da colonização empreendida pela metrópole”.

Em seguida, Ana Lula disse que através da medalha Manoel Bonfim estão homenageando entre os 13 professores e professoras, 10 que além de dedicarem suas vidas profissionais ao exercício do magistério, vem contribuindo enormemente com a pesquisa e a produção cultural do nosso Estado e do País. “Manoel Bonfim teve sua trajetória marcada por intensa produção intelectual, à qual dedicou sua vida, até os últimos dias. Uma enorme produção, tanto em volume de obras quanto em importância para as gerações seguintes de estudiosos. Sua produção transita por variadas áreas de conhecimento, a exemplo de História do Brasil e da América Latina, Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Medicina, e Botânica, além de muitos livros didáticos”.

Luciano Bispo

Por iniciativa de Luciano Bispo, Ana Lula também foi homenageada na solenidade. “Temos mais uma brilhante educadora para receber a Medalha Manoel Bonfim. Nossa homenageada é uma mulher aguerrida que representa com brilhantismo e competência a missão de educar, tanto em sala de aula como em todos os ambientes em que se encontra. Infelizmente a deputada Ana Lula tomou a decisão de não estar conosco nos próximos anos, mas temos certeza que ela continuará lutando por uma educação de qualidade para todos e por um mundo mais justo e democrático”.

Outros homenageados

Falando em memória de sua mãe, Ada Augusta, Elisângela Celestino Bezerra disse que falar da homenageada em minutos é difícil por sua história de mãe exemplar, irmã dedicada, professora e orientadora insubstituível. “Não se resume isso em um só dia! É pensar na dedicação, no zelo e no amor ao próximo. Uma pessoa que tinha muita fé em Jesus Cristo, que deixou um legado para a sociedade pois era um pilar primordial na Educação de Sergipe. Deixou saudade e agora está nos braços de Jesus e nós vamos nos acostumando aos poucos. Dedico este prêmio à família”.

Através da deputada Ana Lula foi lida uma mensagem do também deputado Augusto Bezerra em homenagem a sua irmã. “Durante os últimos anos venho passando por uma árdua luta e sempre pude contar com o ombro amigo e as orações de minha irmã Ada. Que Deus a tenha em seus braços. Onde estiver toda a nossa família sente muito a sua falta. Deixou na terra um legado doce, de mulher alegre, exemplo de mãe, filha, esposa, tia e avó. Um símbolo de dignidade, honestidade e de sabedoria”.

Já a professora Alexandrina Luz orgulha-se por ser professora da ativa há 46 anos e lamentou dizendo que “sinto-me impotente para conformar meus alunos, hoje professores, assustados, terrivelmente horrorizados face a impotência de fazer pensar criticamente. Não mereço essa medalha e a entrego a todas e todos que, durante todos esses anos, passaram por mim e aprenderam a aprender e a compreender que educar é transformar”.

Já o professor Alexandre Felizola disse que “agradeço essa homenagem após 51 anos de magistério, a essa batalhadora pela Educação de Sergipe e no Brasil, que é a professora Ana Lula. Tive grandes mestres que me ensinaram a tolerância e compreensão do mundo, aberta, como Bonifácio Fortes e Silvério Leite Fontes, Josefina Leite, dentre outros”.

O professor José Paulino da Silva falou em nome de Walburga Arns da Silva, Judite Oliveira Aragão e Lianna de Melo Torres. “Venho com a palavra de gratidão que para mim é a flor mais bonita que pode ser cultivada no jardim da existência do ser humano. Quero agradecer a propositura e dividir esta homenagem com a deputada Ana Lula e com todos os anônimos que ajudaram a nós professores nas secretarias por todos esses anos. Funcionários humildes”.

A homenagem

A Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim foi instituída por meio de Resolução Nº36/2010, datada de 15 de dezembro, publicada no Diário Oficial nº 26.152, de 10 de janeiro de 2011, destina-se aos profissionais de educação pelos relevantes serviços prestados para o sistema educacional público gratuito e de qualidade para todos no Estado de Sergipe.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Foto: Jadílson Simões