Professores são agraciados com a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias

Homenagear profissionais que atuam ou que atuaram para o desenvolvimento da Educação em Sergipe. Foi com esse objetivo que os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concederam aos professores a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim nesta terça-feira (10). A data foi escolhida em alusão ao Dia Nacional dos Professores – 15 de outubro – e ao todo 24 professores foram homenageados.

O deputado Chico do Correio também esteve presente na solenidade

A honraria foi instituída por intermédio da Resolução Nº 36, datada em 15 de dezembro de 2010, e teve como autora Professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia Menezes. A medalha busca, também, incentivar os docentes a seguir trabalhando em prol de um sistema educacional público e de qualidade para todos no estado de Sergipe e contribui para o progresso de milhares de crianças e adolescentes matriculados em instituições de ensino.

A presidente da Comissão de Educação na Alese, a deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD) foi quem conduziu a solenidade. Para ela é uma homenagem muito justa aos professores. “Eles são profissionais que contribuem na formação de tantos outros nas mais diversas áreas. Eles são formadores de opinião, e e uma profissão que deveria ser homenageada todos os dias. Pela importância que tem a Educação que é transformadora de vidas”, enfatizou.

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) também participou da cerimônia em homenagem aos professores. A parlamentar indicou o professor Salomão Santos para o recebimento da medalha. “O professor atua no município de Aquidabã. Ele desenvolve um bonito com jovens, e agora juntamente a Banda de Fanfarra Renascer. Muitos destes adolescentes que poderiam estar nas ruas estão em processo de musicalização e que leva o nome da banda para todo o estado”.

Homenageados

Para o professor Salomão Santos receber a medalha foi uma grande felicidade. “Me sinto feliz por receber esta a medalha. Quero agradecer a deputada Lidiane Lucena pelo reconhecimento pelo reconhecimento do trabalho”, disse.

A deputada Lidiane Lucena e o professor Salomão Santos

Outra professora homenageada foi  Maria Cláudia Matos foi indicada pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD) . Ela é natural da cidade de Nossa Senhora de Lourdes e atua na profissão há 24 anos. “Além do conteúdo programático das escolas, sempre tento passar aos meus alunos valores como: respeito, cidadania, democracia entre outros. Me sinto feliz em receber esta homenagem”, disse.

A professora Daniela Santana foi indicação do deputado estadual Luciano Bispo (PSD). Ela conta que seguiu na carreira do magistério por pedido do pais dela. “Meu pai não é professor de formação, mas sempre teve admiração pela área da Educação. Inicialmente eu queria entrar na área da saúde, mas por incentivo do meu pai vim para a área da educação onde estou atuando há 24 anos. Na profissão também fui gestora escolar”.

Manoel Bonfim

Natural de Aracaju, nascido no dia 8 de agosto de 1868, Manoel José Bonfim era filho da união matrimonial entre Paulino José do Bomfim e Maria Joaquina do Bomfim. Apoiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1902 o aracajuano foi morar em Paris, na França, onde estudou Psicologia.

A professora Maria Claudia Matos foi uma das homenageados

De volta ao Brasil, em 1905, foi diretor interino da Instrução Pública do Rio de Janeiro e em 1906 foi nomeado Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal. Já no ano de 1907, o professor que dá nome à medalha concedida pela Alese foi eleito deputado federal e como parlamentar buscou defender projetos no âmbito da educação. O educador teve sua trajetória marcada por intensa produção intelectual. Uma enorme produção, tanto em volume de obras quanto em importância para as gerações seguintes de estudiosos. Sua produção transita por variadas áreas de conhecimento, a exemplo de História do Brasil e da América Latina, Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Medicina.

Confira a lista dos homenageados.

Antônio Hora Filho

Antônio Hora (Pai)