Professores recebem Título de cidadania sergipana na Alese

Em sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), professores receberam o Título de Cidadania Sergipana. Aprovada por unanimidade pelo parlamento, a propositura é de autoria da deputada estadual, Ana Lula (PT). As homenagens são em reconhecimento dos serviços prestados em prol da educação em Sergipe.

Homenageados

Os professores homenageados são: Svetlana Freire Bento, Sérgio José Trussardi de Oliveira, Dilene Nunes Silva, Maria Barroso Vieira, Cleide Pessoa de Albuquerque, Paulo César Lira Fernandes e Maria Francineide Rosendo Guimarães.

Professor Paulo César Lira Fernandes

Paulo César Lira Fernandes, um dos professores homenageados disse ser emocionante receber a cidadania sergipana, ele que é nascido no estado do Ceará. “É emocionante, eu que vim do estado do Ceará, da cidade de Sobral, receber o Título de Cidadania sergipana por conta do trabalho, e ainda mais pela propositura de uma companheira de luta que somos, que é a deputada Ana Lúcia. Para mim é uma grande satisfação, e em ser conterrâneo de vocês sergipanos e sergipanas”, disse.

Professora Dilene Nunes Silva

“Para mim é gratificante saber que toda uma luta em prol de um trabalho do magistério, essa luta foi reconhecida. Então para nós é gratificante saber que o nosso trabalho foi reconhecido. E partindo de uma companheira como a deputada Ana Lúcia, isso nos faz imensamente agradecidos. A gente já se sentia sergipano de coração, mais agora nós seremos sergipanos de fato e de direito. Isso muito nos honra”, afirmou a mestre Dilene Nunes Silva.

Ana Lula

A deputada estadual Ana Lula (PT), reconheceu os serviços prestados pelos educadores na valorização da educação e da cidadania, e também por suas lutas para melhorias salariais. “Os professores são da rede de estado de ensino, que a mais de trinta anos vive em Sergipe, e contribuindo com a escola pública e também com a organização e a luta do magistério como escola inclusiva, pela dignidade dos profissionais de ensino. Portanto, na tarde de hoje, a Assembleia Legislativa de Sergipe reconhece que eles já exercem sua cidadania de fato, e agora de direito”.

Ana Lula aproveitou a oportunidade, para destacar os trabalhos desenvolvidos pelos professores, entre eles o da mestre Cleide Pessoa de Albuquerque.

“Pernambucana de Bom Conselho, em 1974 foi trabalhar no Colégio Graccho Cardoso, o trabalho de educar despertou em Cleide sua sergipanidade. Isso a estimulou a cursar Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe, onde se formou em 1980. Na universidade, ela se apaixonou mais ainda por nosso estado, por meio do estudo e da interação com os grandes educadores, e das leituras de Paulo Freire e de tantos outros autores. No ano seguinte, a conclusão do seu curso, Cleide ingressou na rede estadual, e passou a trabalhar no Colégio Estadual Santos Dumont, no  Bairro Aeroporto”.

Homenagem Especial

Deputada Ana Lula

A surpresa ficou por conta da homenagem especial feita para a deputada Ana Lula. “Não poderia deixar de homenagear essa grande professora, que participou conosco das lutas a favor do magistério. Ana Lúcia, Ana Lula, Ana Luta”, afirmou uma das professoras.

Por Paulo Renan – Rede Alese

Fotos: Júnior Ventura e assessoria Ana Lula