Professora Márcia Valéria recebe o Título de Cidadã Sergipana

homenagem-professora-marcia-valeria-foto-jadilson-simoes-071216-113-3“É uma forma de gratidão e reconhecimento por todo empenho feito pelo Estado, espero que ela esteja muito feliz como nós estamos”. São com essas palavras proferidas pela deputada Goretti Reis, que a professora Márcia Valéria Lira recebeu na manhã de hoje, 7, o Título de Cidadã Sergipana em Sessão Especial na Casa Legislativa.

“Posso assegurar que esse momento é mais feliz da minha vida como cidadã. É a realização de um sonho, um desejo que continha na minha história. Fiquei muito feliz e grata, quando a Assembleia Legislativa tomou conhecimento da minha naturalidade sendo de Recife, tenho passado pela Bahia e Alagoas, mas entendeu que estava na hora de me homenagear como cidadã sergipana, e me incluir no rol dos Sergipanos. Agradeço a Casa Legislativa, por meio da deputada Goretti Reis pela propositura”, conta feliz a homenageada.

homenagem-professora-marcia-valeria-foto-jadilson-simoes-071216-69-1Honraria

Para a autora da propositura do Título de Cidadã Sergipana à professora Márcia Valéria Lira Santana,  a deputada Goretti Reis (PMDB), a  entrega do título é um reconhecimento.

“Valéria é uma cidadã sergipana pois já está conosco há 40 anos. É um reconhecimento, pois como profissional vem dando sua importante contribuição no desenvolvimento de políticas públicas na área de Educação. Exemplo é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde, sob sua gestão, o município de Aracaju alcançou a meta prevista entra as escolas públicas, sendo o 3º posição do país, mostrando sua eficiência com o município, na Educação, com os nossos adolescentes e crianças da rede pública municipal”, a parabenizou a parlamentar.

homenagem-professora-marcia-valeria-foto-jadilson-simoes-071216-56Goretti Reais externou ainda que fora do município de Aracaju, a professora foi secretária-adjunta no Estado, e exerceu ainda várias diretorias. “Sua trajetória de vida pública tem sido muita dedicação à Educação, pois sabemos que a Educação tem sido a mola de todas as políticas, de toda a sociedade. Então é um reconhecimento dessa Casa, e fico muito feliz de ser a autora dessa propositura”, enfatiza Goretti a trajetória de vida.

homenagem-professora-marcia-valeria-foto-jadilson-simoes-071216-121

Vice-prefeito da capital sergipana, José Carlos Machado, presente no agraciamento do título, revela que a história da professora é notória por serviços prestados à Educação. “ A homenagem é justíssima, e com o reconhecimento da Alese, a partir de agora ela é sergipana de fato e de direito. Valéria demonstra verdadeiro amor por esse Estado”, compreende Machado.

homenagem-professora-marcia-valeria-foto-jadilson-simoes-071216-124Ex-Governador de Sergipe, Albano Franco ressaltou o Plus para o Estado no que se refere ao ganho com a Educação. Já a amiga de Valéria há anos, a ex-diretora do Colégio Atheneu, Tânia Leite, diz que a professora Valéria ama a Educação. “Aprendemos muitíssimo com a professora Márcia. É uma pessoa de conceitos e posicionamentos positivos”, conta a coordenadora municipal de Educação.

Presenças- Amigos, familiares, professores, diretores de escolas,  autoridades do Estado e do Município, participaram da Sessão Especial de Cerimônia de Entrega do Título de Cidadã Sergipana, a Casa Legislativa esteve repleta. Na solenidade, compuseram à mesa da solenidade, o vice-governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas; o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado; o ex-governador Albano Franco; o secretário de Cultura do Estado, Irineu Fontes; o deputado Estadual, Garibalde Mendonça; Tenente Resende, Capitania dos Portos de Sergipe; gerente Geral do BB, João Rogério; e o representante da academia de Letras, Francisco Diemerson.