Professor Marcelo Alves Mendes recebe Título de Cidadania Sergipana

Foi realizada, nesta sexta-feira (17), a Sessão Especial de entrega de Título de Cidadania Sergipana ao professor Marcelo Alves Mendes. A autoria da propositura é do deputado Marcos Oliveira (PL).

Professor Marcelo Alves Mendes

Nascido em 6 de janeiro de 1975, no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, ele passou em residir em Aracaju aos 15 anos de idade, junto com sua família. O homenageado se formou em geografia, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde também cursou mestrado e doutorado na mesma área.

“Eu sou um dos vários Marcelos, Josés e Pedros que, por conta das condições de sobrevivência no Baixo São Francisco, precisou migrar para outros estados. E Sergipe sempre foi um estado acolhedor e que, precisamente em março de 1990, me recebeu para meus estudos, para realizar um sonho. Graças a toda trajetória, fui muito bem acolhido por todos os sergipanos e tive a oportunidade de estudar e construir família”, afirmou.

Marcelo Alves Mendes iniciou sua carreira acadêmica em escolas municipais da capital até que, em janeiro de 2011, foi nomeado professor efetivo do curso de geografia do campus Professor Alberto Carvalho, da UFS em Itabaiana. Atualmente, ele exerce a função de pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade.

“A educação foi meu trampolim de transformação da vida pessoal e profissional, eu também estou tendo a oportunidade de contribuir com essa transformação pessoal e social de várias pessoas, porque quando se transforma a vida de um indivíduo, as pessoas que estão no entorno também terão as vidas mudadas”, falou.

Deputado Marcos Oliveira

O deputado Marcos Oliveira destacou os serviços prestados pelo professor à sociedade sergipana. Ele ainda acrescentou que se trata de uma pessoa que construiu sua vida no estado, em todas as áreas do cotidiano.

“Ele veio muito cedo para Sergipe, estudou, trabalhou, constituiu sua família e passou em concurso aqui, então tem uma vida dedicada à literatura, à geografia, ao ensino, à extensão, à pesquisa e a tudo aquilo que a gente sabe que é o trabalho de um professor universitário. Por isso, a gente agradece demais pela presença e por esse reconhecimento para ele se tornar de fato um cidadão sergipano”, declarou o parlamentar.

Compuseram a Mesa, além do homenageado e do deputado Marcos Oliveira, o deputado Paulo Júnior, o reitor da UFS, Valter Juviniano de Santana Filho, e o vice-reitor da instituição, Rosalvo de Ferreira Santos.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese