Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Estimular a promoção da saúde e a prevenção da hipertensão arterial. Esses foram os objetivos do evento intitulado Estação Cuidar Busca Ativa (HIPERDIA) que aconteceu no Hall da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta terça-feira (11). A ação foi promovida pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Diretoria de Saúde da Casa Parlamentar.
“É muito importante a parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher e a Diretoria de Saúde para aproximar, ainda mais, os servidores da Alese. É preciso ter um olhar atento para quem está do nosso lado, e quem trabalha com a gente. Por isso, a Alese está de parabéns pela iniciativa que promove e intensifica os cuidados com a saúde”, destacou a procuradora da Mulher na Alese, a deputada Maísa Mitidieri (PSD).
Como parte da programação, na oportunidade a equipe da Saúde da Alese realizou aferições da pressão arterial entre servidores e visitantes. “A realização dos exames preventivos é muito importante. Pois, tenho alguns casos de hipertensão na família. Graças à Deus minha pressão está dentro da regularidade. Mas, a aferição da pressão serve de alerta para que eu tenha mais cuidados com a saúde”, declarou a servidora da Alese do setor de Engenharia, Fernanda Carolina Santos.
Visitante, o vereador pelo município de Itaporanga D’Ajuda Felipe Sobral (PP) enalteceu a iniciativa. Ao realizar a aferição da pressão ele foi aconselhado a procurar assistência médica. “É uma bela ação. Ao aferir minha pressão, ela deu 13 por 11. Isso me acendeu um sinal de alerta. No mesmo momento, fui aconselhado a procurar ajuda médica para identificar a alta na minha pressão arterial”, falou.
Para o chefe de gabinete de Segurança Institucional (GSI) Major Jonatas o evento ‘Estação Cuidar Busca Ativa’ mostra um olhar atento da gestão da Alese com os servidores e cidadãos sergipanos. “É um dia que serve para criar uma maior consciência sobre autocuidado com a saúde. São exames simples, mas que são capazes de prevenir doenças que se não controlada, como a hipertensão, pode ser severas”.
O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) também participou da iniciativa. “Muitas pessoas tem a pressão arterial descompensada, e não sabem. Ações como esta estimulam os cuidados com a saúde, e ainda, evitam casos de AVC e hipertensão”, disse.
A Estação Cuidar Busca Ativa está prevista para acontecer novamente na quinta-feira, 27 de abril, para lembrar o Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado em 28 de abril.
Hipertensão
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias fazendo com que os valores máximos sejam iguais ou ultrapassem os 140/90 mmHg (14 por 9). A pressão arterial considerada normal é 12 por 8.
Entre os hábitos prejudiciais que aumentam os níveis da pressão arterial, estão o fumo, o consumo elevado de álcool e de bebidas alcoólicas, além da falta de atividade física. A doença é responsável por 80% dos Acidentes Vasculares (AVCs) e 40% dos infartos no Brasil.
Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) estimam que 36 milhões de adultos brasileiros sofram com hipertensão.
Combate à violência doméstica
Ainda durante o evento Estação Cuidar Busca Ativa, houve a distribuição de panfletos educativos sobre a violência doméstica. Números como Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), 181 (Disque Denúncia Polícia Civil ) e 190 (Ciosp- Polícia Militar de Sergipe) e os serviços ofertados pela Procuradoria Especial da Alese foram destacados.
A Procuradoria da Mulher da Alese dispõe de diversos serviços para a garantia de direitos do público feminino. Entre eles estão: um disk-denúncia para mulheres vítimas de violência; atendimento jurídico e psicossocial de mulheres vítimas de violência com a realização de acolhimento, escuta, encaminhamentos e acompanhamento.
“Por mais que tenhamos ações nas mais variadas temáticas, o combate à violência doméstica e contra a mulher é o carro-chefe da Procuradoria Especial da Mulher. É preciso falar, ainda mais, sobre o assunto e reforçar conscientização da população sobre o assunto. Essa é luta que temos e uma bandeira que iremos levantar sempre”, finalizou a procuradora da Mulher na Alese, deputada Maisa Mitidieri.
Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese