Procurador e representação evangélica rebem título de cidadania sergipana

Sessão Especial de Entrega de Título de Cidadania foi realizada na manhã desta sexta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), homenageando o Procurador do Estado de Sergipe, José Paulo Leão Veloso Silva; Comendador Roberto Bittencourt, Presidente da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL); o Pastor Valdemar Alves de Araújo Filho, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro e Presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe (Umese); e o Pastor Elton Prado, representando o  Apóstolo Artilano de Oliveira Filho, presidente do Ministério Levantadores de Altar em Sergipe, através de Resoluções (Nº 26/2018, 41/2018, 42/2018 e 43/2018), aprovadas por unanimidade pelo parlamento.

Segundo o autor da propositura, o deputado estadual Pastor Antônio dos Santos (PSC), a honraria é uma das formas carinhosas de reconhecer a importância de pessoas em Sergipe que contribuem com o desenvolvimento do Estado, em consonância com normativa do regimento interno do Poder Legislativo, que permite a entrega do título de cidadania  àqueles que não tiveram a felicidade de nascerem no estado, mas que sonhavam com isso, explicou Antônio dos Santos.

Para o Comendador Roberto Bittencourt, o sentimento de ser sergipano de fato e de direito é de muita felicidade. “Eu tenho um amor muito grande por essa cidade. Ter um título de cidadania sergipana transcende  a todos os outros títulos que eu tenho. É um orgulho pra mim. Só falta agora vir a morar nessa cidade maravilhosa, pois é uma aspiração minha”, salientou Bittencourt.

O  Procurador do Estado de Sergipe, José Paulo Leão Veloso Silva, que reside na capital sergipana há 20 anos, disse que é uma honra receber a confirmação daquilo que seu coração já sentia. “Foi em Sergipe que construí minha carreira profissional, e foi aqui que a minha família cresceu. Dois dos três filhos que tenho, nasceram aqui. Eu e minha família já nos adaptamos com a vida e as pessoas daqui. A essência permanece, mas mudamos um pouco a nossa forma de olhar para as coisas”, disse dr. José Paulo acrescentando que teve a honra de ter sido designado como procurador que representaria o estado de Sergipe no STF para defender a vida, desde a sua concepção. “É o meu maior orgulho profissional. Minha carreira está no topo. Poder representar Sergipe defendendo a vida daqueles que não tem quem os defenda, não dá pra descrever em palavras”, ressaltou José Paulo.

Pastor Valdemar Alves de Araújo Filho, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro e Presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe (Umese), em sua fala contou sua trajetória no Exército, onde na ocasião foi designado ao estado de Sergipe. Segundo ele, foi em Sergipe que ele se identificou com a sua sergipanidade, inserindo no contexto do tutano. ‘Sergipe tem uma cultura riquíssima. Um povo hospitaleiro e acolhedor. Me sinto muito feliz em receber uma honraria desse nível através da Casa que representa o povo sergipano”, justificou o presidente da Umese.

De acordo com discurso realizado pelo Pastor Elton Prado, representando o Apóstolo Artilano de Oliveira Filho, presidente do Ministério Levantadores de Altar, Sergipe é o estado do coração do apóstolo, e sua vida é baseada no evangelismo, ou seja, de preparação de outros pastores, multiplicando dons e talentos.

Composição da Mesa

O presidente e deputado estadual da Alese, Luciano Bispo (MDB); presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe, o procurador Mário Marroquin; Jane Nascimento, Acadêmica, representando a Academia Sergipana de Letras; Pastor Moíses Cruz, presidente regional da Academia Teológica de Letras; o deputado estadual Pastor Antônio (PSC) e os homenageados. Participaram da solenidade, familiares,amigos, classe jurídica e cristã.

Um pouco Sobre os Homenageados

Roberto Ricardo Macedo Bittencourt, é natural do Rio de Janeiro, com formação em em Teologia, jornalismo, tem doutorado em psicanálise e psicoterapeuta, autor de 11 livros e 3 publicados. Diretor da Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro, professor  da faculdade Unilagos, vice presidente da Cruz Vermelha de Rio das Ostras. Atualmente comendador Grão Colar da  Academia Brasileira de Letras;

Valdemar Alves de Araújo Filho, natural de Pedreira/MA, membro do Exército Brasileiro, bacharel em teologia, licenciado em Letras Português e Inglês, pastor, apresentador de programas radiofônicos, presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe- Umese, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional;

José Paulo Leão Veloso Silva, carioca, concursado como Procurador do Estado de Sergipe, professor universitário das cadeiras de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi membro do Conselho Superior da PGE e núcleo de recuperação de devedores. Consultor nas áreas societária e fiscal, na elaboração e implantação de reorganizações societárias, resposta a consultas envolvendo divergências societárias e formação de estruturas jurídicas capazes de aumentar a proteção patrimonial dos sócios;

Artilano Oliveira Filho, é natural de Manuque/MG, formado em Administração e líder do Ministério de Levantadores de Altar desde 2004. Palestrante na área de louvor e adoração. Vem implantando congregações em cidades do estado, treinando lideranças.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Fotos: Jadílson Simões