logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Proclamação do Evangelho sem discriminação de credo entre igrejas cristãs

Dia Estadual da Proclamação do Evangelho, por iniciativa do deputado Pastor Antônio dos Santos (PSC), através de PL nº 184/2017 que inclui o dia 31 de outubro no calendário oficial de eventos culturais de Sergipe por lei nº 8.320/2017, em consonância com lei federal nº Lei 13.246,sancionada por Dilma Rousseff.

Em justificativa, o PL  discorre sobre a promoção da paz e da justiça refletida da mensagem da palavra de Deus.

Para o deputado Antônio dos Santos, a escolha da data é uma referência à Reforma Protestante, que garante a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo entre igrejas cristãs.

“A lei é o reconhecimento cristã a crença evangélica no país, presente desde a descoberta do Brasil, e contempla a maioria da população de Sergipe e oportuniza o fortalecimento cristã”, ressaltou o deputado.

 

História

Em 1890, o historiador Leandro Karnal observou que ficavam oficialmente separados Estado e Igreja Católica e instituía-se a liberdade de culto. Mas todas as Constituições posteriores à de 1891 foram colocadas sob a proteção de Deus. Crucifixos no Senado, na Câmara, no STF, mostram uma “separação imperfeita”, definiu hoje o professor da Unicamp, ao tratar do tema em sua página no Facebook.

Ele diz que é um bom momento para se voltar ao tema “do que é e quais os limites do Estado Laico”. Karnal lembra que Getúlio Vargas, ateu, deu liberdade para que terreiros de candomblé fossem invadidos pela polícia. E participou ativamente da inauguração do Cristo Redentor, em 1931. “O fato mostra como estes temas eram delicados”, escreveu.
Leandro Karnal considera que o crescimento de bancadas parlamentares identificadas com expressões religiosas específicas traz novamente à tona o debate sobre a laicidade do Estado.

 

Por Luciana Botto- Rede Alese com informações do Blog Alceu Castilho

Foto: Divulgação

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo