Procissões Penitenciais da cidade de Nossa Sra. das Dores é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe

O Governo do Estado de Sergipe sancionou a lei nº8.051 referente ao  PL  nº 39/2015 de autoria do ex-deputado estadual e atual prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PC do B), tornando as Procissões Penitenciais de devoção à Paixão de Cristo, que ocorrem na Semana Santa, no Município de Nossa Senhora das Dores, em Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe.

Vale ressaltar que a cidade de Nossa Senhora das Dores é o único município do estado a ter quatro procissões religiosas no mesmo dia na Sexta-Feira da Paixão. São elas: Via-Sacra ao Cruzeiro do Século, Procissão do Madeiro, Procissão do Senhor Morto, Procissão dos Penitentes  e, junto com as procissões do Encontro (na quarta-feira da Semana Santa) e dos Penitentes do Povoado Gado Bravo Norte (“Quinta-feira Santa”).

As procissões no período da Semana Santa ocorrem  desde o século XIX, onde os devotos do catolicismo relembram a trajetória dos últimos momentos de Jesus Cristo na Terra, sua condenação, o flagelo, morte e ressurreição. O projeto vem valorização da cultura local, além de contribuir para o sentimento de sergipanidade.

Para Padre Inaldo, as  penitências representam o sofrimento de Jesus Cristo na sua luta para libertar a humanidade e simbolizam o sofrimento de cada um de nós, principalmente de pessoas humildes que lutam por melhores condições de vida.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: reproduzida de internet