Por Assessoria do Parlamentar
Na manhã de hoje (25), o Deputado Estadual Dilson de Agripino recebeu o sindicalista Paulinho da CHESF para discutir a proposta de Privatização da Eletrobrás/Chesf no nordeste e os seus impactos negativos para a economia do povo brasileiro. Paulinho, que representa o Sindicato dos Eletricitários de Sergipe, entregou um documento sobre os impactos da privatização das duas empresas para o nordeste e Brasil.
“O Deputado Dilson de Agripino é um companheiro que tive a oportunidade de viver grandes jornadas, principalmente nas batalhas em busca do desenvolvimento do nosso povo, quando no Governo do presidente Lula conquistamos o Programa Luz para Todos para o município de Tobias Barreto. Hoje, entrego em suas mãos um documento que mostra os impactos da privatização sobre uma das empresas mais importantes do nordeste, para que ele, agora Deputado, possa nos apoiar nessa luta”, enfatizou o sindicalista.
A Chesf é a empresa do Setor Elétrico que mais paga compensação financeira no Brasil pelo uso da água aos municípios e aos estados onde se localizam suas usinas, a maioria delas no São Francisco. De 2001 até 2018 foram quase R$5 bi (cinco bilhões de reais) apenas na bacia do Rio São Francisco.
Além disso, durante os 71 Anos de sua existência, trouxe consigo o maior sistema de transmissão e geração do Brasil, alimentando o parque industrial Brasileiro direto e indiretamente, desbravou o rio São Francisco, mudou seu curso, criou um dos maiores lagos artificiais do mundo, gerando energia, turismo, ensinou ao sertanejo a plantar uvas, a criar peixes, a exportar manga, construiu escolas, formou doutores. Viu três gerações nascerem nos seus acampamentos, hospitais e cidades que ela fundou. Tem excelência e reconhecimento mundial. Ao longo de suas sete décadas, continua sendo uma das maiores propulsoras da economia, com energia de sobra para vender e alimentar o desenvolvimento da região Nordeste e do Brasil em permanente inovação, atuando em energia renováveis (Eólica e Solar) e na transposição das águas do São Francisco para os estados do Nordeste.
“Vamos analisar toda documentação para que o nosso mandato possa apresentar sua defesa ao tema de forma oficial. Mas, de antemão, garanto que estaremos empenhados em defender a Chesf, pois entendemos que os impactos positivos que ela apresenta ao longo dos anos são extremamente satisfatórios e representa um grande patrimônio para nossa região. Defender a Chesf é defender a autonomia do nordeste e um dos maiores patrimônios sociais da nossa região, tendo em vista que ao longo de todos os anos da sua atuação, a empresa garantiu investimentos essenciais para o povo nordestino.”, ressaltou o Deputado Dilson de Agripino.
Com informações da Sinergia/Bahia